Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Festival de Jazz anima Seixal de 17 a 26 de outubro

O trio do pianista Kenny Barron abre no dia 17 de outubro a 20.ª edição do Festival de Jazz do Seixal, que decorre até dia 26 no Fórum Cultural e no antigo Armazém 56.

Festival de Jazz anima Seixal de 17 a 26 de outubro
Notícias ao Minuto

19:20 - 19/08/19 por Lusa

Cultura Música

As celebrações das 20 edições do festival abrem dia 14 de setembro, às 19:00, na Quinta da Fidalga, em Arrentela, com o concerto de grafonola, guitarra e voz A Toda a Corda! - Os Primeiros Discos de Jazz no Portugal dos Loucos Anos 20, seguido da atuação do trio do vibrafonista Eduardo Cardinho, anunciou a câmara seixalense.

'A Toda a Corda!' é um projeto do estudioso João Moreira dos Santos, que conta com a participação de Cláudio Alves na voz e na guitarra.

"Durante a sessão serão dados a conhecer discos de jazz que ouviam os portugueses nos loucos anos 1920, interagindo com uma grafonola mecânica (a corda) e uma dúzia de velhinhos discos de 78 rotações. Em conjunto irão lembrar as primeiras obras jazzísticas, que embalaram a sociedade durante um período de excessos, de liberdades e de transgressões e nomes como Duke Ellington, Eddie Condon, Jelly Roll Morton, Sophie Tucker, Paul Whiteman e muitos outros", segundo comunicado da autarquia.

A noite termina com a atuação do Eduardo Cardinho Trio, que conta com Eduardo Cardinho, no vibrafone, Nelson Cascais, no contrabaixo, e Diogo Alexandre, na bateria.

O trio do pianista Kenny Barron, que abre no dia 17 de outubro a 20.ª edição do festival, conta dezenas de gravações e é constituído pelo contrabaixista Kiyoshi Kitagawa e pelo baterista Jonathan Blake.

O cartaz do certame inclui formações portuguesas, nomeadamente César Cardoso Quartet, Ricardo Toscano Trio, Fragoso Quinteto, Daniel Neto Quinteto, Miguel Rodrigues Trio, Trio NoA, do guitarrista Nuno Costa, o Indra Trio liderado pelo pianista Luís Barrigas e Isabel Rato Quinteto.

No palco do Fórum Cultural atua o trio do saxofonista-alto Ricardo Toscano com Justin Faulkner, na bateria, e Géraud Portal, no contrabaixo, no dia 25, o combo de César Cardoso (saxofone), no dia 18, e o quinteto da pianista Isabel Rato, num concerto comentado, no dia 22.

O compositor e pianista norte-americano Thelonious Monk (1917-1982) é um dos homenageados do certame, designadamente pela orquestra liderada pelo pianista John Beasley que toca no dia 26 no auditório do Fórum Cultural, encerrando o evento.

O quarteto do guitarrista Peter Bernstein, que iniciou carreira em 1989, Ralph Towner acompanhado das suas guitarras de seis e 12 cordas, e os polacos do Wojtek Mazolewski Quintet são outros nomes com atuações previstas respetivamente dias 10, 23 e 24 de outubro, no Fórum Cultural.

Ralph Towner, de 79 ano, que já atuou em Portugal, apresenta-se a solo, contando o multi-instrumentista norte-americano e compositor com várias colaborações. Entre os seus álbuns, cite-se "My Foolish Heart", no qual contou com a participação dos guitarristas Wolfgang Muthspiel e Slava Grigoryan.

O quinteto liderado pelo baixista Wostek Mazolewski, um dos nomes polacos mais internacionais, nomeadamente desde saída do álbum "Polca", em 2014, vai subir ao palco do festival no dia 24 de outubro.

No ano passado assistiram ao festival 2.500 espectadores, segundo a Câmara Municipal do Seixal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório