Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Esposende "medalha" arcebispo de Braga e Agustina Bessa-Luís

A Câmara de Esposende vai entregar ao arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, em 18 de agosto, a medalha de honra, "a mais alta distinção municipal", foi hoje anunciado.

Esposende "medalha" arcebispo de Braga e Agustina Bessa-Luís
Notícias ao Minuto

21:06 - 14/08/19 por Lusa

Cultura Agustina Bessa-Luís

Em comunicado, o município refere que a atribuição daquele título honorífico acontece no ano em que Jorge Ortiga apresentou a sua resignação ao Papa Francisco, "como manda o Código de Direito Canónico".

A Câmara justifica a medalha com o "relevante contributo para o engrandecimento espiritual e evangelização da diocese de Braga" e com o que essa ação representa para Esposende, "mercê do acompanhamento permanente, cooperante e próximo das ações do arciprestado de Esposende, do município e da sua população".

A título póstumo, o município vai distinguir a escritora Agustina Bessa-Luís, com a medalha de mérito cultural, e o professor João Carvalho, antigo presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), com a medalha de mérito municipal.

Agustina Bessa-Luís viveu em Esposende cerca de quatro anos, e será distinguida pelo seu "grande contributo na memória identitária da comunidade esposendense".

Em relação a João Carvalho, o município sublinha o seu "empenho no lançamento das bases para a existência de ensino superior público em Esposende, cuja concretização está em curso".

Serão ainda distinguidos, com a medalha de mérito Municipal, os padres Arlindo de Areia Amaro, António das Neves Regado Carqueijó, Gil Afonso Losa, António Jorge da Torre e Joaquim Vilas Boas Lima, pelos 50 anos de sacerdócio.

Na sessão, o município vai ainda agraciar António da Silva Fortunato de Boaventura, que foi, durante uma década, presidente da direção da Esposende Solidário - Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado de Esposende".

Raúl Manuel Pato Risso será distinguido pelo seu desempenho no cargo de Capitão do Porto de Mar de Viana do Castelo, ao qual pertence a delegação de Esposende da Autoridade Marítima Nacional, em especial pela colaboração com a comunidade piscatória.

A Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende e o Clube de Caça e Pesca de Antas serão agraciados com as medalhas de mérito municipal e desportivo, respetivamente, por celebrarem o 25.º aniversário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório