Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Tarantino defende versão "arrogante" de Bruce Lee retratada no novo filme

O realizador realça que "não inventou" algumas das afirmações da personagem de Lee em 'Once Upon a Time... in Hollywood'.

Tarantino defende versão "arrogante" de Bruce Lee retratada no novo filme
Notícias ao Minuto

18:20 - 14/08/19 por Fábio Nunes

Cultura Cinema

Quentin Tarantino defendeu a forma como decidiu retratar Bruce Lee no seu novo filme ‘Once Upon a Time… in Hollywood’. A versão de Bruce Lee no filme está a gerar controvérsia e a filha da lenda das artes marciais, Shannon Lee, criticou publicamente Tarantino, afirmando que a personagem é um “escárnio”.

O The Wrap publicou um vídeo no qual o realizador defende a sua versão de Bruce Lee durante uma conversa com os jornalistas em Moscovo, onde promoveu o filme. “O Bruce Lee era um tipo arrogante. A forma como ele falava, eu não inventei aquelas coisas, eu ouvi-o dizer coisas daquelas”, assegura Tarantino.

Numa das cenas do filme, a personagem de Bruce Lee, interpretada por Mike Moh, enfrenta a personagem de Cliff Booth, papel desempenhado por Brad Pitt. A dada altura, a personagem de Lee diz que podia vencer uma luta com Muhammad Ali.

“Se as pessoas estão a dizer ‘Bem, ele nunca disse que podia derrotar o Muhammad Ali’, bem, ele disse. Ele não só disse isso, como a mulher dele, Linda Lee, fala sobre isso na sua primeira biografia”, atirou Tarantino.

O realizador refere-se ao livro biográfico ‘Bruce Lee: The Man Only I Knew’, publicado por Linda Lee em 1978.

Mas Matthew Polly, outro biógrafo de Bruce Lee, considera que Tarantino deve estar a referir-se a um excerto do livro onde Linda Lee cita um crítico de televisão e recuperou esse trecho do livro num tweet. “Um crítico escreveu: ‘Aqueles que o viram apostavam que Lee podia deixar Cassius Clay sem sentidos se eles fossem colocados numa sala e se lhes dissessem que valia qualquer coisa’”.

Noutro tweet, Polly recordou uma pergunta que fizeram a Bruce Lee sobre uma eventual luta com Ali. “Quando John Saxon lhe perguntou diretamente se ele conseguia vencer Ali, Bruce Lee respondeu ‘Olha para a minha mão. É uma pequena mão chinesa. Ele matava-me”.

'Once Upon a Time... in Hollywood' estreia esta quinta-feira em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório