Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Teatro do Vestido apresenta 'Mãos Gretadas' na Figueira da Foz

O Teatro do Vestido volta este ano às salinas da Figueira da Foz para apresentar na quinta e sexta-feira 'Mãos Gretadas (ainda às voltas com o sal)', um espetáculo feito em percurso, que cruza histórias e poesia.

Teatro do Vestido apresenta 'Mãos Gretadas' na Figueira da Foz
Notícias ao Minuto

12:56 - 14/08/19 por Lusa

Cultura Teatro

O espetáculo, que decorre no âmbito do festival Citemor, é a segunda vez que leva o Teatro do Vestido a trabalhar sobre a realidade laboral das salinas da Figueira da Foz, depois de em 2018 ter feito uma apresentação, intitulada "Pontes de Sal", com a leitura de diários de campo e outros materiais que decorreram da residência artística ali realizada.

Se em 2018 a apresentação tinha "um cariz mais etnográfico", este ano, em que o Teatro do Vestido voltou a estar em residência, há "uma vertente mais poética", disse à agência Lusa a diretora da companhia, Joana Craveiro.

Em 'Mãos Gretadas (ainda às voltas com o sal)', cruzam-se as histórias de vida das pessoas que trabalham nas salinas - "que não se limitam ao sal" -, expressões muito próprias daqueles lugares e um conjunto de cartas de alguns "amigos artistas", explicou.

"A correspondência é bastante poética", contou Joana Craveiro, que lançou uma pergunta aos seus amigos: "Se te falar do sal o que me respondes?".

Para além dessa componente poética na correspondência com artistas, há também a poesia que encontra nas frases das pessoas que encontrou nas salinas, referiu.

O espetáculo, que trabalha em torno dessa "polifonia cénica", conta ainda com uma "camada musical forte", a partir do trabalho do músico Carlos Marques, que explora as expressões que foram descobrindo nas salinas da Figueira da Foz.

'Mãos Gretadas (ainda às voltas com o sal)' é apresentado na quinta-feira e sexta-feira, tendo como ponto de partida do percurso o Núcleo Museológico do Sal, na Figueira da Foz, às 22h30.

No Citemor, o preço do bilhete é definido pelo próprio espectador, de acordo com a sua disponibilidade e expectativas.

O Citemor, "o mais antigo festival de teatro do país" em atividade, arrancou a 25 de julho, dividindo-se entre Coimbra, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho.

O programa termina no sábado com "Impulso Citemor",  um espetáculo da coreógrafa e bailarina espanhola Rocío Molina, resultado da sua residência criativa em Montemor-o-Velho, depois de ter vindo apresentar a Portugal, a convite do Citemor, "Caída del Cielo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório