Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

'O Rei Leão' é o filme de maior bilheteira da história da animação

A nova versão de 'O Rei Leão' da Disney tornou-se neste fim de semana o maior campeão de bilheteira da história, no domínio dos filmes de animação.

'O Rei Leão' é o filme de maior bilheteira da história da animação
Notícias ao Minuto

06:35 - 13/08/19 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com os dados disponibilizados hoje pelo portal Box Office Mojo, o remake de 'O Rei Leão' contabiliza já 1.337 milhões de dólares (1.191 milhões de euros), um valor que supera o recorde até agora detido pelo filme 'Frozen' (2013), com 1.276 milhões de dólares (1.137 nilhões de euros).

A marca de 'O Rei Leão' refere-se a valores absolutos de bilheteira e não leva em conta a variação do preços com o passar do tempo.

Este feito histórico surge cercado de alguma confusão, já que, ao longo da campanha promocional deste filme, a Disney tem evitado defini-lo como filme de animação ou de ação real.

É possível que essa estratégia ambígua da companhia tenha tentado sublinhar a incrível tecnologia hiper-realista que o diretor Jon Favreau usou num filme que quase parece ser um documentário quando, na verdade, foi criado por computador a partir do nada.

Das centenas de planos que compõem 'O Rei Leão', há apenas uma que não foi desenhada digitalmente: a imagem de uma aurora na savana africana com a qual a longa-metragem começa.

"A tecnologia é uma forma de magia. Para nós, tornar O Rei Leão tão interessante e visualmente interessante quanto possível, com todas essas tecnologias que as pessoas ainda não viram até agora ... cria emoção", disse à Efe o realizador, Jon Favreau, em julho.

No entanto, uma parte significativa da imprensa especializada criticou esta tecnologia hiper-realista por ter limitado a expressividade e encenação do filme, especialmente quando comparado com a imaginação visual do original 'O Rei Leão' de 1994.

Categorias e discussões tecnológicas à parte, 'O Rei Leão' é um dos grandes fenómenos cinematográficos de 2019 e, ao fim de apenas quatro semanas desde a estreia, já é o segundo campeão de bilheteira do ano.

À frente de 'O Rei Leão' está apenas 'The Avengers: Endgame' (2019), outra proposta da Disney e que recentemente se tornou, com 2.795,5 milhões de dólares, o filme de maior bilheteira de todos os tempos (sem contar a inflação), a superar os 2.789,7 milhões do 'Avatar' (2009).

O novo 'O Rei Leão' recria o confronto épico e emocionante entre o leão Simba e seu tio malvado Scar, e para a sua dobragem contou com artistas como Donald Glover, Beyoncé ou Chiwetel Ejiofor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório