Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Documentário expõe 'Os Erros do Tratado de Versalhes'

Se o Tratado de Versalhes tivesse sido elaborado em outros termos será que se teria desenrolado a Segunda Guerra Mundial? Esta é apenas uma das questões abordadas no documentário que vai ser exibido no próximo dia 10 de agosto.

Notícias ao Minuto

19:03 - 05/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura I Guerra Mundial

O Tratado de Versalhes foi assinado a 28 de junho de 1919 em Versalhes, França, após o fim da Primeira Guerra Mundial. As potências vencedoras uniram-se (pode ver algumas imagens na galeria acima) para discutir de que forma os derrotados iriam ser castigados e pagar pela destruição e morte causadas com o conflito que durou quatro anos (1914-1918).

O documento, que entrou em vigor em janeiro de 1920, trouxe consequências devastadoras para os países perdedores, como foi o caso da Alemanha.

Aliás, neste caso concreto, Adolf Hitler fez do tratado uma das suas bandeiras para conquistar seguidores para o seu movimento – e mais tarde, partido – nazi.

Cem anos após a assinatura do Tratado de Versalhes, o canal História estreia um documentário no qual “expõe os erros e as consequências de um dos tratados mais importantes e conhecidos da história europeia”.

“De que forma é que os Nazis se aproveitaram das sanções aplicadas para aumentarem o seu poder? De que forma as questões levantadas e impostas pelo Tratado impactaram as relações internacionais?”, estas são algumas das questões colocadas por Isabelle Gendre no documentário 'Os Erros do Tratado de Versalhes' que será transmitido no dia 10 de agosto às 22h15 no canal HISTÓRIA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório