Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Companhia de Dança de Évora estreia hoje 'Ensaio sobre a Cegueira'

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) estreia hoje a sua nova criação, 'Ensaio sobre a Cegueira', da coreografa Nélia Pinheiro, a partir da obra de José Saramago.

Companhia de Dança de Évora estreia hoje 'Ensaio sobre a Cegueira'
Notícias ao Minuto

06:40 - 03/08/19 por Lusa

Cultura Espetáculo

A coreografia tem estreia marcada para as 22:00, no mercado municipal da cidade alentejana, estando a apresentação, com entrada livre, inserida na programação do festival Artes à Rua, que decorre, em Évora, até 05 de setembro, organizado pelo município.

Segundo a companhia, a nova criação é "inspirada na obra com o mesmo título de José Saramago" e resulta de "um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento do corpo humano perante situações de crise e violência".

"Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir e as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade elencam a natureza temática e comportamental dos bailarinos. Em cena, a natureza humana é exposta de forma crua, sem emoção, para suscitar ativação do espetador", resumiu a CDCE.

Com direção e coreografia de Nélia Pinheiro, 'Ensaio sobre a Cegueira' tem "um formato próximo da instalação artística coreográfica" e apresenta "uma linguagem experimental, tanto ao nível visual, como ao nível do posicionamento do corpo no movimento e na cena".

"Os elementos chave da obra de Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, um discurso contemporâneo sobre a condição humana", acrescenta a companhia.

A interpretação está a cargo de três bailarinos, que assumem diferentes personagens da obra de Saramago, indica a CDCE, adiantando que os figurinos são da autoria de José António Tenente e que o desenho de luz está a cargo de Nuno Meira.

Já o ambiente sonoro resultou de uma criação de Gonçalo Almeida Andrade, desenvolvida no interior da obra pelos bailarinos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório