Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2019
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Futuro Museu da Resistência atinge 50 mil visitantes em três meses

O futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, ultrapassou os 50 mil visitantes decorridos três meses da reabertura oficial da antiga prisão política do Estado Novo, divulgou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Futuro Museu da Resistência atinge 50 mil visitantes em três meses

Os dados revelados pela DGPC apontam para "um significativo afluxo" ao futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, que desde a abertura ao público da exposição "Por Teu Livre Pensamento" e a inauguração do Memorial aos Presos Políticos, a 25 de abril último, "já recebeu mais de mais de 50 mil visitantes".

Na sua página na internet, a DGPC revelou que a cifra foi alcançada na terça-feira, dia 30 de julho, "decorridos três meses e cinco dias desde a reabertura oficial da Fortaleza", localizada em Peniche, no distrito de Leiria, e que foi prisão política durante o regime do Estado Novo.

O futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, que será o 15.º museu nacional sob tutela DGPC, recebeu já "mais de três mil visitas guiadas de grupo e cerca de mil visitas com recurso aos audioguias".

Só durante o mês de julho, segundo a DGPC, registaram-se 20.832 entradas no forte.

Durante a atual fase de instalação do futuro museu, o acesso à exposição "Por Teu Livre Pensamento" e a toda a área visitável da Fortaleza faz-se de forma gratuita, de quarta-feira a domingo, entre as 10:00 e as 18:00.

A inauguração do memorial (que tem inscritos os nomes dos 2.510 presos políticos que entre 1934 e 1974 passaram pela fortaleza) e da exposição "Por Teu Livre Pensamento" assinalou os 45 anos da Revolução dos Cravos e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, numa cerimónia que marcou o arranque da futura instituição museológica.

O museu tem um custo estimado de 3,5 milhões de euros e deverá contar com 40 trabalhadores.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório