Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Alice dos Reis vence prémio de fotografia Novo Banco Revelação 2019

A artista Alice dos Reis é a vencedora da mais recente edição do prémio de fotografia Novo Banco Revelação, anunciou hoje a organização, a cargo da instituição bancária que lhe dá nome e da Fundação de Serralves.

Alice dos Reis vence prémio de fotografia Novo Banco Revelação 2019
Notícias ao Minuto

10:36 - 01/08/19 por Lusa

Cultura Arte

O júri, composto pelos curadores Pedro de Lhano e Manuela Moscoso, pela professora de Fotografia Susana Lourenço Marques e por Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadora e adjunto da direção de Serralves, respetivamente, escolheu ainda como finalistas Diogo da Cruz e Luís Ramos.

"Durante o mês de novembro, em data a anunciar, será inaugurada no Museu de Serralves uma exposição coletiva que apresenta as obras dos três artistas, e para a qual receberão uma bolsa de produção para a concretização do projeto pelo qual foram selecionados. Por essa ocasião será lançada uma publicação monográfica do trabalho da artista vencedora, Alice dos Reis", adianta o comunicado divulgado hoje.

Alice dos Reis foi a escolhida de entre 56 candidaturas, com uma proposta que "põe em causa a relação tradicional e extremamente hierarquizada entre o Homem e os animais, pretendendo refletir, através de um filme e de um vídeo, 'o processo de captação de imagens como um exercício não exclusivamente humano'".

Nascida em Lisboa em 1996, Alice dos Reis é licenciada em Arte e Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e mestre em Belas Artes pelo Sandberg Institute, de Amesterdão (Holanda).

Segundo a biografia disponibilizada pela organização, a artista portuguesa já expôs na Seventh Gallery, em Melbourne, na Austrália, no Eye Filmmuseum, em Amesterdão, e no espaço Le Murate, em Florença (Itália).

O prémio Novo Banco Revelação tem por objetivo "incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório