Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Canções de protesto e resistência na abertura do festival Jazz em Agosto

O guitarrista norte-americano Marc Ribot abre hoje o festival Jazz em Agosto, em Lisboa, num concerto, já esgotado, em que interpretará canções de protesto e de resistência.

Canções de protesto e resistência na abertura do festival Jazz em Agosto
Notícias ao Minuto

07:45 - 01/08/19 por Lusa

Cultura Música

De regresso ao festival, Marc Ribot apresentará, no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, o álbum "Songs of Resistance", editado no ano passado, no qual reinventa um cancioneiro ligado a protesto, ativismo e resistência.

O guitarrista, de 64 anos, estará acompanhado dos músicos Jay Rodriguez, Brad Jones, Ches Smith e Reinaldo de Jesus.

A atuação de Marc Ribot dá o mote para uma edição do Jazz em Agosto "sob o signo da resistência e do grito coletivo clamando por um mundo mais justo. [...] O jazz soube, em diversas ocasiões, canalizar e potenciar a contestação e a revolta de uma forma impossível de silenciar", refere a organização do festival.

Até 11 de agosto, estão previstos 16 concertos repartidos entre o anfiteatro ao ar livre e os auditórios da fundação.

Destaque, no domingo, para a presença do músico Rui Horta Santos, que se apresenta como Abdul Moimême, e para "um dos mais estimulantes encontros no jazz português dos últimos anos", com Ricardo Toscano, Rodrigo Pinheiro, Miguel Mira e Gabriel Ferrandini.

Da programação fazem parte, por exemplo, os Heroes Are Gang Leaders, coletivo de "jazz, hip hop e 'spoken word'", criado pelo escritor Thomas Sayers Ellis e pelo saxofonista Jamens Brandon Lewis, em homenagem a Amiri Baraka, um dos nomes da 'Beat Generation', que morreu em 2014.

Os trompetistas Daniel Rosenboom e Ambrose Akinmusire, a flautista Nicole Mitchell e a guitarrista Mary Halvorson, todos dos Estados Unidos, também vão passar pelo Jazz em Agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório