Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ana Moura e Pedro Abrunhosa nas Festas do Senhor do Calvário de Gouveia

Ana Moura, Pedro Abrunhosa, Blaya e Beatbombers integram o cartaz das Festas do Senhor do Calvário, que vão decorrer em Gouveia, na Serra da Estrela, de 07 a 12 de agosto, foi hoje anunciado.

Ana Moura e Pedro Abrunhosa nas Festas do Senhor do Calvário de Gouveia
Notícias ao Minuto

09:37 - 26/07/19 por Lusa

Cultura Gouveia

A Câmara Municipal de Gouveia refere em comunicado hoje enviado à agência Lusa que a cidade vai estar em festa, no mês de agosto, "com grandes nomes da música portuguesa e um vasto programa de atividades".

Segundo o programa, a fadista Ana Moura subirá ao palco das Festas do Senhor do Calvário pelas 23h00 do dia 11 de agosto, um domingo, e Pedro Abrunhosa, pelas 21h30 do último dia dos festejos, 12 de agosto.

Do cartaz musical daquela que é considerada pela organização como sendo "a maior romaria das Beiras", estão também concertos de Blaya e Beatbombers, no dia 9, uma sexta-feira.

As Festas do Senhor do Calvário têm início no dia 7 de agosto, uma quarta-feira, com o espetáculo de dança 'Volta', sob a direção artística da coreógrafa Aldara Bizarro, no âmbito do projeto Alto Mondego Rede Cultural, que envolve os ranchos folclóricos dos municípios de Gouveia, Fornos de Algodres, Nelas e Mangualde.

No dia seguinte, pelas 19h45, será inaugurada a exposição de Maria Armanda Quintela Augusto, nas Galerias Abel Manta, seguindo-se a abertura ao público de todos os espaços que envolvem as Festas do Senhor do Calvário, nomeadamente a Feira de Atividades Económicas, o Pátio dos Sabores e dos Produtos Locais, o Espaço Miniatura Automóvel, a Festa do Livro, a XI Mostra Associativa do Concelho de Gouveia e a X Mostra de Ovinos e Caprinos.

Ainda naquele dia, pelas 22h00, será exibido o espetáculo musical 'Sintonias Serranas', uma coprodução dos municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e da associação Coruja do Mato, no âmbito do projeto dos "Festivais da Zona Antiga".

No dia 9, uma sexta-feira, destaca-se, pelas 17h00, a entrega do Prémio Abel Manta de Pintura 2019, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

No dia 10, às 22h00, merece realce a realização do XLIV Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Gouveia.

As Festas do Senhor do Calvário terminam no dia 12 de agosto, uma segunda-feira, quando Gouveia comemora o Dia do Município.

Naquele dia destaca-se, pelas 10h45, o ato solene do içar das bandeiras, na Praça do Município, seguido de uma sessão comemorativa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

As festas anuais de Gouveia terminam pelas 00h00, com um espetáculo de encerramento e fogo-de-artifício, a realizar na Praça do Município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório