Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Polarização mundial destacada no filme de Miguel Gomes sobre 'Os Sertões'

O realizador português Miguel Gomes acredita que o ressurgimento de um sentimento de polarização no mundo tornou seu próximo projeto, o filme 'Selvajaria', inspirado no livro 'Os Sertões' (1902), do brasileiro Euclides da Cunha, um reflexo da atualidade.

Polarização mundial destacada no filme de Miguel Gomes sobre 'Os Sertões'
Notícias ao Minuto

12:15 - 20/07/19 por Lusa

Cultura Cinema

O projeto nasceu entre 2015 e 2016, quando o cineasta leu pela primeira vez aquela obra que narra um conflito violento entre o governo e moradores de uma pequena comunidade chamada Canudos, fundada por um líder religioso numa região pobre e semiárida do Brasil no final do século XIX, que terminou com o massacre de milhares de pessoas.

"O mundo está cada vez mais polarizado, há fações no norte e no sul, [existem divisões entre] os ricos e os pobres. [...] Tudo está em efervescência, parece que tudo está prestes a explodir", disse Miguel Gomes à Lusa durante a Festa Internacional Literária de Paraty (Flip), no Brasil.

"Esta atualidade [do romance 'Os Sertões'] é percebida no mundo, na história de agora, por exemplo, quando se quer fazer crer que há uma espécie de guerras de religiões entre os islâmicos e o mundo ocidental judaico-cristão com barbaridades [que são cometidas] dos dois lados. Isto me trouxe a memória da Guerra de Canudos", frisou.

O cineasta também contou que andava a questionar-se sobre o tipo de filme é possível fazer a partir de um romance com mais de 100 anos hoje, um tempo marcado por incertezas e recuos.

"No continente americano, no continente europeu, há uma série de coisas que pensávamos serem já estabelecidas como os direitos humanos e os mecanismos democráticos, que pensávamos estarem garantidos porque todo o mundo tinha assimilado e hoje estão em falência", argumentou.

"Portanto, é um bocado triste dizer isto, mas [...] de repente [descobri que] é um filme de guerra. Canudos é uma tragédia nacional [do Brasil] , mas eu acho que é uma tragédia que se pode desenhar num microcosmos e que ecoa o resto do mundo", completou.

Miguel Gomes também mencionou a atualidade da história e presença de uma grande polarização dentro do Brasil.

"Estava a tentar fazer um filme de ficção a partir de um livro, mas um filme de ficção. Pensei: será que vou terminar por filmar um documentário? Basta olhar, por exemplo, a diferença da votação nas presidenciais brasileiras entre [a votação] no nordeste e o resto do Brasil para perceber como esta polarização está tão extremada. A atualidade [desta história] no Brasil é evidente", ponderou.

O projeto contará com uma série de particularidades como, por exemplo, a participação de moradores da região de Canudos que não são atores, que Gomes conheceu quando pesquisava para criar o argumento, quando esteve no local onde ocorrerão as filmagens.

"Estas pessoas podem trazer para o filme, a partir do momento em que não são atores, a sua própria personalidade. Pode ser algo tão simples como a maneira de andar. O Euclides [da Cunha] tem lá no 'Os Sertões' um trecho em que ele fala de como os sertanejos [moradores] serpenteiam pela catinga [vegetação], contornando os espinhos de um modo particular. Eu quando cheguei lá confirmei isto", relatou.

Haverá ainda um narrador que representará o próprio autor do romance Euclides da Cunha no filme.

Embora parte do argumento já seja conhecida, o realizador português fez suspense sobre como será mostrado Antônio Conselheiro, líder religioso e fundador de Canudos, que foi a principal figura daquele conflito.

"O [Antônio] Conselheiro, quer fosse louco ou não, acabou por ser, por sua atuação, um grande líder político que ainda hoje tem repercussão. A figura do Conselheiro era para Euclides [da Cunha] um louco que entrou para a história porque não teve lugar no hospício. Já para outros era um semideus, um profeta. Eu acho que ele só pode ser uma figura misteriosa", avaliou.

Questionado sobre o conhecimento do público português a respeito da história e do livro que inspira 'Selvageria', Gomes conclui afirmando que pouca gente conhece 'Os Sertões' e a Guerra de Canudos em Portugal.

Conhecido pela realização de 'Tabu' (2012), premiado no Festival de Berlim, e pela trilogia 'As Mil e uma Noites' (2015), Gomes deverá começar filmar 'Selvajaria' até ao final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório