Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Tribvto tocam pela primeira vez em Portugal em agosto

A banda de música portuguesa Tribvto, formada no Reino Unido há dois anos, vai tocar vez pela primeira vez em Portugal em agosto, onde está a maioria dos admiradores.

Tribvto tocam pela primeira vez em Portugal em agosto
Notícias ao Minuto

11:05 - 20/07/19 por Lusa

Cultura Música

Apesar de já terem feito alguns concertos em palcos britânicos, a plataforma de música Spotify mostra que a maioria das pessoas que escutam o álbum de estreia 'De Malas Aviadas' estão no país de origem dos músicos e não no país onde residem atualmente.

"A única reação que temos é através do Instagram e do Spotify", disse o guitarrista e produtor Pedro Neves, enquanto o bandolinista, Miguel Guedes, não esconde que "é um sonho" tocar em Portugal.

Os Tribvto vão ser a primeira banda estrangeira a participar num Concurso de Bandas de Vizela, no dia 1 de agosto em Santa Eulália, na mesma eliminatória que os Souldados, de Lisboa.

No dia 2 tocam nas festas da Vila do Gerês e no dia 3 fecham esta mini-digressão no Porto.

Na bagagem levam a esperança de tornar o grupo mais conhecido, para conseguirem mais concertos e poderem dedicar-se mais aos projeto, até agora feito em paralelo com as respetivas profissões e empregos.

"As perspectivas que temos é fazer mais música e poder fazê-lo com tempo e liberdade, e ter mais concertos e espaço para mostrar aquilo que conseguimos fazemos e fazer mais disso", adiantou à agência Lusa Pedro Neves, um gestor de frota de carros de aluguer no aeroporto de Stanstead.

Conheceram-se por acaso num café português em Bishop's Stortford, uma vila a 65 quilómetros a nordeste de Londres, onde vivem, e começaram a tocar músicas de outros grupos, como os Deolinda.

"Ao tocarmos 'covers', percebemos que podíamos fazer algo diferente e fazer algo nosso. Começámos na brincadeira a escrever letras, a fazer a música, e quando nos apercebemos já estávamos envolvidos num projeto musical", recordou a vocalista, Cristina Pereira Ratanji, que também toca bandolim, mas que trabalha como assistente social.

Pedro Neves usou a formação em engenharia de som para gravar o disco de nove temas originais no próprio quarto, com equipamento que a banda comprou coletivamente.

"Usámos o período de 'estúdio' para compor, para experimentar, para ter algum espaço de manobra para poder criar coisas. Deu-nos alguma liberdade em termos de tempo para poder organizar as ideias", adiantou.

O marido de Cristina, Paulo Pereira Ratanji, que, tal como vários membros do grupo, tinha participado em tunas académicas, aplicou outro talento, o do desenho, para criar a capa do CD.

Na ilustração, os cinco elementos dos Tribvto, que incluem o percussionista Nelson Henriques, aparecem a atravessar uma estrada numa povoação com casas portuguesas, numa cena que remete para a célebre fotografia dos Beatles em Abbey Road, em Londres.

O nome da banda é a homenagem às raízes, apesar de não terem planos de sair do Reino Unido, onde chegaram para fugir à crise económica em Portugal.

"Seremos sempre uma banda portuguesa de Portugal: somos todos portugueses, tocamos música portuguesa, apenas estamos no estrangeiro. O que poderá eventualmente ter tornado a música ainda mais portuguesa", vincou Neves.

O viver fora do país também os aproximou como amigos e a cumplicidade é visível no ambiente bem disposto e familiar dos ensaios semanais na sala de estar de Paulo e Cristina, durante os quais o filho brinca com a filha de Nelson Henriques.

"Este grupo só existe porque nos encontrámos aqui. Se estivéssemos em Portugal, nunca nos teríamos encontrado porque somos de zonas diferentes do país, e acho que isso também fez com que sentíssemos que foi um bocadinho o destino que nos trouxe aqui e nos fez criar este projeto e fazer música", acredita a vocalista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório