Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Competição de cinema de realidade virtual no festival Avanca 2019

A primeira competição internacional de cinema de realidade virtual (VR 360º) vai ser realizada no festival Avanca 2019, foi hoje anunciado na apresentação do festival.

Competição de cinema de realidade virtual no festival Avanca 2019
Notícias ao Minuto

19:30 - 16/07/19 por Lusa

Cultura Cinema

Segundo o presidente do Cineclube de Avanca, António Costa Valente, essa é uma das principais novidades da 23.ª edição do festival Avanca, destacando que foi também o primeiro certame de cinema em Portugal a apoiar a rodagem de novos filmes e é o primeiro que ultrapassa a barreira dos 30 filmes em estreia mundial.

Ao todo são 36 os filmes em estreia mundial e 84 os filmes em competição, oriundos de países dos cinco continentes, sendo que sete filmes portugueses participam na competição internacional e foram escolhidos para a Competição Avança, produzidos ou rodados na região.

Pela segunda vez, o festival é escolhido pela Federação Internacional de Cineclubes para atribuir o Prémio D. Quixote, tendo por júri o português Bernardo Cabral, Tariq Porter, de Espanha, e Thirunavukarasu Ganeshu, da Noruega.

Outra das novidades da edição deste ano do Festival é a criação de um fundo, dotado com cerca de 20 mil euros, para atrair novos produtores e levar realizadores a rodarem os seus filmes, em Estarreja.

O Avanca Film Fund fica a marcar a apresentação da programação do Avanca 2019, durante a qual foi assinado o protocolo entre a autarquia e o Cineclube, constituindo as duas entidades um fundo financeiro e técnico, destinado a incrementar a produção de cinema.

"Estamos empenhados em dar mais visibilidade a este Festival, cuja grandeza deve ser reconhecida, e estamos sempre dispostos a colaborar para se conseguir fazer ainda mais", disse Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja, referindo o protocolo de criação do Fundo, que "visa incentivar quem quer fazer cinema".

Para a vereadora da Cultura, Isabel Pinto, o Avanca Film Fund vai ao encontro da estratégia cultural da autarquia, que aposta na valorização dos agentes locais de que o Cineclube é um dos mais dinâmicos, sendo também o reconhecimento do trabalho que tem vindo a desenvolver e do 'cluster' de produção cinematográfica que fez despontar em Estarreja.

Integrada no festival vai decorrer, durante cinco dias, a Conferência Internacional Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação, que conta com 126 comunicações de académicos de 16 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório