Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

'Ave Rara' de vence competição nacional do Curtas de Vila do Conde

O filme 'Ave Rara', de Vasco Saltão, venceu o prémio de melhor filme da competição nacional no festival Curtas de Vila do Conde, anunciou hoje a organização.

'Ave Rara' de vence competição nacional do Curtas de Vila do Conde
Notícias ao Minuto

20:00 - 14/07/19 por Lusa

Cultura Vasco Saltão

De acordo com o palmarés da 27.ª edição do festival, o grande prémio da competição internacional foi atribuído à espanhola Elena López Riera, pelo filme 'Los Que Desean', enquanto 'Purpleboy', de Alexandre Siqueira, foi considerado o melhor filme de animação, 'Demonic', de Pie Borg, o melhor documentário, e 'Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre', de Gabriel Abrantes, a melhor ficção.

O prémio do público da competição internacional foi dado a 'Pânico na Aldeia - A Feira Agrícola', dos repetentes Stéphane Aubier e Vincent Patar.

Na competição nacional, 'Ave Rara', protagonizado por Gustavo Sumpta, com produção da Terratreme, levou o prémio de melhor filme, enquanto o prémio Kino Sound Studio, de 4 mil euros em serviços de pós-produção para o melhor realizador, foi entregue a Mariana Gaivão, por "Ruby".

Gabriel Abrantes surge a duplicar no palmarés, por ter sido também premiado pelo público da competição nacional com 'Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre' (que será o candidato do Curtas aos prémios europeus de cinema), algo que também acontece com 'Purpleboy', que recebeu o prémio de aquisição Movistar+.

A secção Take One!, dedicada às escolas de cinema, foi vencida por Tomás Paula Marques, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Lisboa, com 'Em Caso de Fogo', tendo Maria Teixeira, da Filmuniversitat Babelsberg Konrad Wolf, de Potsdam, na Alemanha, recebido a distinção de melhor realização com 'Inside Me'.

O vídeo para a canção 'Mesa para Dois no Carpa', de David Bruno (também conhecido por dB, dos Conjunto Corona), realizado por Francisco Lobo, ganhou a competição de vídeos musicais.

O prémio para melhor filme experimental foi atribuído a 'Suspended Island', de Jane e Louise Wilson, enquanto 'A Gata Butterboo', de Emilie Pigeard, foi galardoado na secção Curtinhas.

O filme 'Nesta Football Club', de Yves Piat, foi distinguido na secção My Generation.

A 27.ª edição do Curtas, que termina hoje em Vila do Conde, decorreu desde dia 6 de julho, tendo dado destaque à carreira do norte-americano Todd Solondz e do lusoangolano Carlos Conceição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório