Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Personalidades da cultura em encontro para marcar posição perante governo

Encontro Nacional de Reflexão e Discussão sobre a Cultura em Portugal terá lugar este domingo na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.

Personalidades da cultura em encontro para marcar posição perante governo
Notícias ao Minuto

10:53 - 14/07/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Fábrica das Palavras

Decorre este domingo durante todo o dia, em Vila Franca de Xira, um Encontro Nacional de Reflexão e Discussão sobre a Cultura em Portugal.

Segundo um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o encontro “foi planeado como ponto de encontro para se reflectir sobre a situação actual da cultura nacional” e deverá, no final, resultar na apresentação de “propostas concretas e definidas que serão tornadas públicas junto da comunicação social, junto dos partidos políticos e junto do governo”.

A cimeira, que é encarada como “um manifesto pela Cultura”, contará com a presença de várias personalidades da área, no sentido de elaborar um documento que possa ser apresentado aos partidos políticos numa altura de corrida eleitoral.

“Não pode continuar a existir uma ausência aterradora de estratégia política e partidária para a área da Cultura: quem não reconhecer a Cultura como uma prioridade e como uma mais-valia para ultrapassar os desafios que o mundo nos coloca, então, por muito que me custe dizê-lo, não se encontra em condições de servir bem a causa pública no Parlamento ou no governo”, afirma o coordenador da secção de Cultura da Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista (PS/FAUL).

“Nesta fase pré-eleitoral, a participação activa dos agentes culturais não se pode cingir à presença em encontros de apoio e em iniciativas partidárias de apologia e enaltecimento vãos, da mesma forma que não se pode cingir a acções de protesto e reivindicação precipitados: é preciso um processo participativo, estruturado, sério e independente, em que todos os que realmente se dedicam à Cultura possam reflectir e discutir em conjunto e dar o seu contributo genuíno e construtivo”, acrescenta Diogo da Costa Ferreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório