Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Festival Dias da Música Electrónica até domingo em Seia

Oficinas musicais com os compositores Pedro Carneiro e João Pedro Oliveira, estágios de música eletroacústica e dois concertos integram o programa da 14.ª edição do Festival Dias da Música Eletroacústica (DME), que se inicia hoje, em Seia.

Festival Dias da Música Electrónica até domingo em Seia
Notícias ao Minuto

20:51 - 08/11/13 por Lusa

Cultura Iniciativa

Além de uma "masterclass" ministrada pelo compositor e percussionista Pedro Carneiro, o festival, cuja edição é dedicada à obra de João Pedro Oliveira, integra estágios com o maestro francês Jean-Sébastien Béreau, a pianista Ana Telles, o clarinetista Carlos Silva e o maestro Pedro Pinto Figueiredo, disse à agência Lusa o diretor do certame, Jaime Reis.

Alguns dos estágios decorrem no Conservatório de Música de Seia, onde hoje à noite se realiza um concerto "monográfico de João Pedro Oliveira" no Teatro Cine de Gouveia.

Neste espetáculo, João Pedro Oliveira interpretará a peça "Hidratos", de sua autoria, que integra um vídeo eletrónico, referiu.

O certame encerra no domingo, com um concerto pelo maestro Jean-Sébastien Béreau, ex-professor do Conservatório Nacional de Música de Paris, que chegou a ser assistente do maestro Leonard Bernstein.

Para Jaime Reis, a importância do festival reside no facto de se realizar no interior de Portugal, permitindo a alunos, compositores e músicos aprenderem e tocarem "com nomes maiores da música eletroacústica".

A iniciativa visa, igualmente, fomentar o gosto pela música contemporânea erudita, acrescentou o diretor da iniciativa, que também é investigador do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa e codiretor do Conservatório de Música de Seia.

O Dias da Música Eletroacústica contará ainda com mais duas edições, revelou Jaime Reis.

Uma edição itinerante, a decorrer entre 16 e 21 de dezembro, em Lisboa, Castelo Branco, Seia e Porto, dedicada ao compositor alemão Gerhard Stäbler, que encerrará com um concerto, na Casa da Música, no Porto, e outra em Seia, de 27 a 30 de dezembro, acrescentou.

Este ano, o Dias da Música Eletroacústica comemora 10 anos. O festival, cuja primeira edição decorreu na Polónia, já se realizou em Espanha, no Brasil e nas Filipinas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório