Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fundação Júlio Resende recebe extensão do festival de cinema CineEco

Sete filmes premiados no Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - CineEco vão ser exibidos na sexta-feira e no dia 19 de julho, no Lugar do Desenho, em Gondomar, anunciou hoje a Fundação Júlio Resende.

Fundação Júlio Resende recebe extensão do festival de cinema CineEco
Notícias ao Minuto

15:20 - 04/07/19 por Lusa

Cultura Cinema

Os filmes vão ser exibidos no âmbito da Extensão CineEco'18 Lipor, em resultado de uma parceria estabelecida entre a associação Lipor e a Fundação Júlio Resende.

Na sexta-feira, às 21h00, é exibido o filme 'Utopia Revisitada', do realizador austríaco Kurt Langbein, que arrecadou o Grande Prémio Ambiente CineEco 2018.

No dia 19 de julho, também uma sexta-feira, o público terá oportunidade de assistir a obras que dão destaque às temáticas da água, dos plásticos nos oceanos e dos incêndios florestais.

Naquele dia, a partir das 21h00, nos jardins do Lugar do Desenho, se o estado do tempo o permitir, decorrerá uma sessão de curtas metragens, que começará com a exibição do filme '15 Memórias do Fogo' de Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira (Menção Honrosa do Panorama Regional do CineEco 2018).

Seguem-se 'Wonderwall', do ucraniano Alexander Denysenko, 'Um Amanhã Azul' de Numan Ayaz, da Turquia, e 'A Plasticaria', do espanhol Cesare Maglioni (Prémio Lixo Marinho).

Serão ainda exibidos os documentários 'Run, de Francisco Rojas, da República Dominicana (Prémio Internacional Curtas Metragens) e 'Carga Estranha', dos franceses A. Denis. E. Duplan. V. Machu e M. Riesen (Menção Honrosa Prémio Internacional Curtas Metragens).

O diretor do CineEco, Mário Jorge Branquinho, disse à agência Lusa que os filmes que a Lipor selecionou para o Lugar do Desenho da Fundação Júlio Resende "abordam diversas temáticas, com foco em modelos de sociedade".

Segundo o responsável, a Lipor é o "patrocinador principal do CineEco e através de uma parceria com o município de Seia, tem levado a vários públicos da grande área metropolitana do Porto o melhor da produção de Cinema Ambiental, destacando-se a Universidade do Porto, outras escolas e lugares".

"Com estas iniciativas a Lipor contribui decisivamente para aproximar os públicos do cinema ambiental, valorizando igualmente o festival enquanto instrumento de Educação Ambiental e agente de mudança", disse o responsável.

O CineEco é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente, desde 1995, por iniciativa do município local.

"Trata-se de um festival que decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela e que já ganhou grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países", segundo os promotores.

O festival "procura cativar novos públicos, sensibilizando-os para o cinema, a sua história e a sua estética", refere a fonte.

O 25.º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorrerá em Seia, de 12 a 19 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório