Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

'O Espião e o Traidor' é a história real de um agente do KGB e M16

Livro é da autoria de um jornalista britânico e já se encontra à venda nas livrarias nacionais.

'O Espião e o Traidor' é a história real de um agente do KGB e M16
Notícias ao Minuto

21:33 - 03/07/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livros

Oleg Gordievsky era um respeitado coronel dos serviços secretos russos. A sua carreira era pontuada por momentos altos e sua folha de serviço não tinha uma única mancha que pusesse em causa o seu bom nome.

Aos 46 anos, Oleg foi promovido a chefe da estação dos serviços secretos soviéticos em Londres, uma nomeação feita formalmente pelo chefe do KGB em Moscovo.

Podia não transparecer, mas quando aterrou em solo soviético e avançou confiantemente pelo meio da multidão, Oleg tremia de medo.

Porquê? Porque o conceituado espião soviético era também um espião do britânico M16 e há mais de uma década que entregava aos serviços secretos de Sua Majestade os segredos do KGB.

A história chega até nós pela escrita do jornalista britânico Ben Macintyre que escreveu o livro ‘O Espião e o Traidor’ com base nas conversas que manteve com Oleg ao longo dos últimos três anos.

Notícias ao MinutoLivro editado pela Dom Quixote já está à venda em Portugal© Dom Quixote 

Oleg, que vive escondido numa casa segura algures no Reino Unido, partilhou com o jornalista alguns dos segredos mais bem guardados sobre a dupla jornada enquanto espião, segredos que poderá agora descobrir com esta obra editada em Portugal pela Dom Quixote.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório