Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Filme de Lars von Trier inspira peça com actor português

O filme "Os idiotas", de Lars von Trier, foi o ponto de partida para "Idiots Lab -- love_ability", peça que conta com a representação de um ator português e que se estreia na sexta-feira, em Milão.

Filme de Lars von Trier inspira peça com actor português
Notícias ao Minuto

21:13 - 06/11/13 por Lusa

Cultura Milão

Alfredo Martins é um dos três atores portugueses que fazem parte da companhia internacional de teatro "Looking for Michele", mas o único a integrar o elenco da peça que vai subir ao placo do Teatro Ringhiera, naquela que é também a estreia da companhia.

Em declarações à Lusa, Alfredo Martins explicou que a ação de "Idiots Lab -- love_ability" se centra "sobre o estigma que existe em relação às deficiências motoras decorrentes de neuropatologias e psicopatologias, assim como sobre a incapacidade de gerir afetos".

"Um pouco à semelhança do que faziam os jovens no filme realizado por von Triers, em 1998, que se comportavam em público como idiotas, para desestabilizar a ordem dos lugares por onde passavam, assim como as pessoas", frisou.

"Looking for Michele" é uma companhia formada por 13 atores de Portugal, França, Itália e Bélgica, que resultou de um curso de teatro itinerante para jovens atores profissionais, realizada em 2010 durante a XIX edição da Nouvelle École des Maîtres.

Além de Alfredo Martins, também fazem parte da "Looking for Michele" Flávia Gusmão e Rui Neto.

Os três artistas fazem igualmente parte do teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando eu Disser, companhia formada em 2006 no Porto, por finalistas de teatro da Escola Superior de Música e Artes dos Espetáculo (ESMAE), e que retomou a atividade em 2011, em Lisboa, sob a direção artística de Alfredo Martins.

Com direção artística e dramaturgia do ator e encenador italiano Benedetto Sicca, "Idiots lab -- love_ability" é interpretada por oito atores, um dos quais lusodescendente de nacionalidade francesa, e vai subir ao palco daquela sala milanesa na sexta-feira e nos sábado, às 20:45, e no domingo, às 16:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório