Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Tenor Luís Gomes eliminado do Concurso Mundial de Canto de Cardiff

O tenor português Luís Gomes, de 32 anos, vencedor do Prémio do Público do Operalia 2018, foi eliminado do Concurso Mundial de Canto da BBC, a decorrer em Cardiff, País de Gales, disse a organização à agência Lusa.

Tenor Luís Gomes eliminado do Concurso Mundial de Canto de Cardiff
Notícias ao Minuto

13:40 - 21/06/19 por Lusa

Cultura Música

Luís Gomes, que estava entre os 20 concorrentes selecionados para a última fase do concurso, iniciada no passado dia 15, na capital galesa, não passou a eliminatória realizada na quinta-feira e que permitiu completar a lista dos cinco cantores apurados para a finalíssima de sábado, com a escolha do tenor chinês Mingjie Lei, de 31 anos.

Os restantes finalistas são o baixo norte-americano Patrick Guetti, o barítono ucraniano Andrei Kymach, ambos com 31 anos, a meio-soprano argentina Guadalupe Barrientos, de 32 anos, e a soprano sul-coreana Sooyeon Lee, de 30 anos.

Estes cinco cantores vão atuar na finalíssima, a derradeira etapa do concurso, a realizar no sábado, no St. David's Hall, em Cardiff, com a Orquestra BBC do País de Gales.

O vencedor será escolhido por um júri composto pelo diretor artístico da Ópera Nacional do País de Gales, David Pountney, pelo tenor e regente José Cura, pela soprano Felicity Lott e a meio-soprano Frederica von Stade, e pelo fundador da ópera do Surrey, Wasfi Kani.

Ao vencedor do Concurso Mundial de Canto da BBC será dado um prémio no valor de 20.000 libras (cerca de 23,3 mil euros).

No sábado, será também atribuído o prémio do público - Prémio Joan Sutherland -, no valor de 2.500 libras, a escolher entre os 20 candidatos da fase final, numa votação que decorre por telefone e 'online', a partir do 'site' do prémio https://www.bbc.co.uk/programmes/b007qn4b.

Este ano, o Prémio Joan Sutherland é dedicado à memória do barítono russo Dmitri Hvorostovsky, que morreu em novembro de 2017, vencedor do I Concurso Mundial de Canto de Cardiff da BBC, em 1989.

O Concurso Mundial de Canto de Cardiff, para cantores em início de carreira, entre os 18 e os 32 anos, tem direção artística de David Jackson e patrocínio da soprano Kiri Te Kanawa.

Foi idealizado em 1987 pelo produtor J. Mervyn Williams (1935-2008) e realiza-se de dois em dois anos, na capital galesa.

Em 2017, a vencedora do Concurso Mundial de Canto da BBC de Cardiff foi a meio-soprano escocesa Catriona Morrison, e a vencedora do Concurso de Canto de Cardiff foi a soprano inglesa Louise Alder, que conquistou também o Prémio do Público.

Entre os vencedores das diferentes edições estão os cantores líricos Karita Mattila, Bryn Terfel, Anja Harteros e Jamie Barton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório