Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Biografia do poeta e pintor Mário Cesariny chega às livrarias na sexta

A biografia do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny, pelo escritor António Cândido Franco, chega na sexta-feira às livrarias, trazendo "revelações inéditas e um invulgar manancial de informação", anunciou a Quetzal Editores.

Biografia do poeta e pintor Mário Cesariny chega às livrarias na sexta
Notícias ao Minuto

14:26 - 19/06/19 por Lusa

Cultura Obras

Descrita como "retrato vivo de uma das maiores vozes da poesia portuguesa", esta biografia intitulada 'O Triângulo Mágico -- Uma Biografia de Mário Cesariny' concilia vida e obra, passado e futuro daquele que é considerado o principal representante do surrealismo português.

Além disso, publica algumas "revelações inéditas" sobre o autor, além de apresentar um grande conjunto de informação adicional, indica a editora.

António Cândido Franco, autor também de 'O Estranhíssimo Colosso', biografia de Agostinho da Silva, descreve Mário Cesariny de Vasconcelos como alguém que "nunca teve medo da liberdade e deu de barato qualquer verniz para se apresentar aos seus contemporâneos".

"A vida de Cesariny tem desta forma um traço mágico. É uma vida exemplar no seu timbre de revolta, de resistência, de luta assanhada contra um meio mesquinho", acrescenta.

Tendo feito parte de uma geração e de uma época em que os poetas e escritores abdicavam da sua biografia por causa da censura, Mário Cesariny lutou desde muito cedo para assumir uma vida cheia, sem censuras ou censores, "para ligar a palavra e a vida numa mesma busca de liberdade e de espírito", explica António Cândido Franco.

Poeta, pintor e referência fundamental do surrealismo português, é tido como uma das maiores vozes da poesia portuguesa do século XX, sendo de destacar ainda o seu trabalho de antologista, compilador e historiador, um tanto polémico, das atividades surrealistas em Portugal.

Para Cesariny, que fez parte do famoso grupo do Café Gelo (tertúlia que juntava várias personalidades artísticas da chamada segunda geração surrealista), o surrealismo representava "a realização total do nosso estado de espírito, a defesa do amor, da liberdade e da poesia", diz o autor da biografia.

Segundo António Cândido Franco, a obra de Mário Cesariny, tanto na poesia como na pintura e na vida real, foi testemunho dessa enorme vontade de viver.

"Rebelde, insólito, desafiador, Cesariny marcou com a sua obra várias gerações de leitores e de autores que fazem dos seus versos referências únicas, que ultrapassam a pura literatura e o colocam sempre mais além, na própria vida", afirma.

António Cândido Franco é autor de vários estudos sobre literatura e cultura portuguesas, além de romances, poesia e peças de teatro, e é também professor na Universidade de Évora.

Alguns dos seus títulos são: 'A Literatura de Teixeira de Pascoais' (2000), 'A Rainha Morta e o Rei Saudade' (2003), 'Viagem a Pascoais' (2006), 'O Apocalipse de D. Carlos' (2008), 'Notas para a Compreensão do Surrealismo em Portugal' (2013) e 'O Estranhíssimo Colosso' (2015).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório