Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Conheça a mulher que governou (e bem) a Madeira e os Açores

Biografia de D. Beatriz é da autoria da professora Maria Barreto Dávila que, atualmente, está a desenvolver um projeto de pós-doutoramento intitulado ‘Género, Espaço e Poder: representações da autoridade feminina na corte portuguesa (1438-1521)’.

Conheça a mulher que governou (e bem) a Madeira e os Açores
Notícias ao Minuto

11:20 - 19/06/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livro

É uma das grandes figuras do século XV, mas poucos são os portugueses que a conhecem.

D. Beatriz, parente dos reis de Portugal e Castela, governou as ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde entre 1470 e 1483. Fê-lo depois de enviuvar e em nome dos dois filhos, D. João e D. Diogo – 3.º e 4.º duques de Viseu.

Em nota enviada às redações lê-se que foi a D. Beatriz que coube “manter o crescimento económico da ilha da Madeira, reorganizar o povoamento dos Açores e velar pelo desenvolvimento de Cabo Verde”, ao mesmo tempo que via os seus “domínios ultramarinos em perigo devido à guerra luso-castelhana de 1475-1479”.

‘A Mulher dos Descobrimentos', da Esfera dos Livros, é a “biografia de uma mulher extraordinária que viveu numa época extraordinária, tanto para a História de Portugal como para a História da Humanidade – a época dos Descobrimentos”.

Notícias ao MinutoLivro está à venda por 20 euros© Esfera dos Livros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório