Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fotógrafa retrata realidade feminina da Índia em exposição em Aveiro

Uma seleção de 40 fotografias de Cristina García Rodero, dedicada às mulheres de Anantapur, uma das zonas mais pobres da Índia, está patente a partir de hoje e até 24 de julho no Rossio, em Aveiro.

Fotógrafa retrata realidade feminina da Índia em exposição em Aveiro
Notícias ao Minuto

19:03 - 18/06/19 por Lusa

Cultura García Rodero

A exposição, denominada 'Terra de Sonhos' e integrada no programa 'Arte na Rua', foi hoje inaugurada pelo presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e pelo presidente honorário do BPI e curador da Fundação 'la Caixa', Artur Santos Silva.

'Terra de Sonhos' reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, considerada uma das zonas mais pobres da Índia.

Durante mês e meio, Cristina García Rodero visitou hospitais, centros de acolhimento de mulheres vítimas de violência, oficinas, escolas e casas, realizando fotografias que "dão voz a pessoas que são, muitas vezes, esquecidas".

Crianças, pessoas com deficiência, mães, camponesas, costureiras, noivas de diferentes religiões, professoras, enfermeiras e estudantes têm um papel de destaque no projeto de Garcia Rodero.

"A exposição entra no mais sensível e mágico do mundo feminino e na força e capacidade de superação das mulheres em Anantapur, através de uma seleção de 40 imagens, que cativam pela sua qualidade de composição e de vivência, refere um texto alusivo da Fundação.

A exposição faz parte do programa 'Arte na Rua', com que a Fundação 'la Caixa' procura transformar o espaço público num museu ao ar livre e levar ao público o trabalho de artistas de renome internacional.

O programa 'Arte na Rua' iniciou-se em Espanha em 2006 e, desde então, tem dado a conhecer ao público artistas de referência da modernidade, como Auguste Rodin ou Henry Moore, assim como artistas contemporâneos, como Manolo Valdés, Igor Mitoraj ou, mais recentemente, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Cristina García Rodero nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1949, licenciou-se em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madrid e foi a primeira espanhola a ser admitida na agência de fotojornalismo Magnum.

Na sua obra, destaca-se a 'España oculta', que faz parte da Coleção 'la Caixa' de Arte Contemporânea, tendo recebido alguns dos principais prémios de fotografia a nível mundial, como o World Press Photo, de 1993, e o National Photography Award, em 1996.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório