Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ministra quer mobilizar país no "impacto transformador das artes"

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje a necessidade de mobilizar todo o país "no impacto transformador" que o Plano Nacional das Artes (PNA) irá possibilitar, sobretudo nas escolas, nas famílias e nas comunidades.

Ministra quer mobilizar país no "impacto transformador das artes"
Notícias ao Minuto

16:18 - 18/06/19 por Lusa

Cultura Graça Fonseca

A ministra da Cultura e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, falavam aos jornalistas no final da apresentação do PNA, nos Estúdios Victor Cordon, em Lisboa, após a apresentação da estratégia e das medidas propostas pela equipa do comissário, Paulo Pires do Vale.

"Se queremos potenciar ao máximo o impacto transformador das artes, precisamos de todos os professores, artistas, alunos, empresas, autarquias... envolver de alto a baixo as organizações", salientou a ministra.

O PNA, segundo a tutela, terá um financiamento anual até 500 mil euros e irá funcionar em parceria com outros planos, na área do cinema, livro, bibliotecas e museus, para levar as artes sobretudo às escolas e às comunidades de todo o país.

Graça Fonseca sublinhou a importância das propostas do plano, nomeadamente a criação de um Índice de Impacto Cultural das Organizações, "para medir o impacto cultural como se mede o impacto ambiental".

Este instrumento de medição previsto no PNA será desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

"Este plano dá-nos as medidas concretas que serão calendarizadas e orçamentadas num plano plurianual", disse a ministra aos jornalistas.

Por seu turno, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, falou na "capacidade de a cultura democratizar e emancipar o país".

"A arte não pode estar só em espaços como este [Estúdios Victor Córdon, a sede da Companhia Nacional de Bailado em Lisboa, partilhada com artistas do Teatro Nacional de São Carlos] e, com este plano, será feito algo que potenciará o que está em curso", disse.

O ministro da Educação avaliou que "muitos professores já estão habilitados para trabalhar com o PNA", mas que medidas como a criação de uma Academia de formação "vão potenciar o trabalho que está em curso".

De acordo com Tiago Brandão Rodrigues, o PNA vai começar a ser concretizado já no próximo ano letivo, que tem início em setembro.

"O objetivo é que a escola seja mais criadora e fruidora das artes, e também que este plano crie novos públicos e novos criadores", salientou.

Dividido em três eixos essenciais - 'Política Cultural', 'Capacitação' e 'Educação e Acesso' - o PNA tem como lema 'Para todos, com cada um', e assenta em palavras-chave como inclusão, participação e compromisso.

A acompanhar Paulo Pires do Vale neste projeto estão dois subcomissários - a coordenadora do Museu do Dinheiro, Sara Barriga Brighenti, e o advogado e professor de música Nuno Humberto Pólvora Santos -, para liderar uma equipa que colocará o plano em prática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório