Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Folio 2019 vai reunir em Óbidos escritores de 11 países

Mais de duas dezenas de escritores de 11 países já têm presença confirmada na 5.ª edição do Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos, que acontecerá nos próximos dias 10 a 20 de outubro, segundo a organização.

Folio 2019 vai reunir em Óbidos escritores de 11 países
Notícias ao Minuto

18:58 - 17/06/19 por Lusa

Cultura 10 a 20 de outubro

O festival, que decorre este ano em torno do tema "O Tempo e o Medo", conta com escritores como Hélia Correia, Prémio Camões, e o brasileiro Geovani Martins, o francês Mathias Énard, autor do romance "Bússola", Prémio Goncourt 2015, e Frédéric Martel, que escreveu "No Armário do Vaticano".

No que diz respeito a autores portugueses, segundo a organização, estão confirmadas as presenças dos escritores Alexandre Andrade, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, José Eduardo Agualusa, José Gil, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Ricardo Araújo Pereira e Valter Hugo Mãe.

Na lista divulgada hoje pela organização, entre os 11 países representados, o Brasil é, por enquanto, aquele que tem mais nomes confirmados.

Geovani Martins, autor de "O Sol na Cabeça" e um dos mais recentes fenómenos literários do seu país, é um dos escritores que participara nas mesas de autor, a par do poeta Francisco Bosco e de Paulo Werneck, editor da Revista dos Livros 451, de São Paulo.

Os franceses Mathias Énard e Frédéric Martel, Donald Ray Pollock, dos EUA, que escreveu "Banquete no Paraíso", Ralph Rothmann (Alemanha), Arne Dahl (Suécia), Christoffer Petersen (Dinamarca/Gronelândia), Elena Varvello (Itália), autora de "A Vida Feliz", Zeruya Shalev (Israel), que escreveu "Dor", Marina Perezagua (Espanha), com "Yoro" e os contos de "Tempestade" publicados em Portugal, e Ece Temelkuran (Turquia), autor de "Como Perder um País", são outros escritores que, segundo a organização, vão marcar presença na vila de Óbidos durante a edição de 2019 do Fólio.

Entre as novidades da próxima edição conta-se a escolha de jornalista Ana Sousa Dias para curadora do Folio Autores, capítulo do festival que leva à vila dezenas de escritores e pensadores para as mesas de debate. A curadoria será repartida com Pedro Sousa, da Sociedade Vila Literária, que transita da última edição.

No Folio Educa mantém-se a curadoria de Maria José Vitorino e, no Folio Ilustra, a de Mafalda Milhões.

A Folia ficará, tal como na edição anterior, sob a responsabilidade da empresa municipal Óbidos Criativa, liderada por Ricardo Ribeiro.

Por último, o Folio +, o capítulo mais alternativo do festival, ficará a cargo da Livraria Ler Devagar, gerida por José Pinho.

O festival teve a sua primeira edição em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários.

Palco de lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas, entre escritores e leitores, o Folio passou no ano seguinte a ser suportado pela autarquia que, para este ano, prevê um orçamento similar.

A edição do ano passado proporcionou 831 horas de programação, envolvendo 554 participantes diretos, entre autores, pensadores, artistas e criativos, que participaram em 26 mesas de escritores, 25 concertos e 13 exposições, ao longo de 11 dias com mais de 185 atividades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório