Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Vila Franca de Xira homenageia festa brava e cultura ribatejana em julho

A cidade de Vila Franca de Xira vai acolher de 05 a 07 de julho a 87.ª edição das Festas do Colete Encarnado, um evento que homenageia os touros, os campinos, os cavalos e a cultura ribatejana.

Vila Franca de Xira homenageia festa brava e cultura ribatejana em julho
Notícias ao Minuto

12:51 - 16/06/19 por Lusa

Cultura Ribatejo

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, destaca que se trata do "maior evento cultural e turístico do concelho", sendo esperados "milhares de visitantes".

"Trata-se de um grandioso evento que fortalece as tradições e os aspetos mais genuínos da identidade vilafranquense", sublinha a autarquia.

Uma das novidades da edição deste ano é o reforço da programação, com a colocação de um novo palco, na Praceta da Justiça (junto ao tribunal).

Assim, passam a ser oito os palcos instalados na cidade: Avenida Pedro Victor (o palco principal), Tribunal, Adro, Mártir Santo, Mercado, Jardim Municipal, Misericórdia e o palco Sevilhanas.com.

À semelhança de anos anteriores, as Festas do Colete Encarnado vão levar ao município de Vila Franca de Xira largadas e corridas de touros, animação musical, tertúlias, sardinha assada e fogo de artifício.

Um dos pontos altos da festa acontece na tarde do dia 06 de julho, com a homenagem à figura do campino, realizada no largo do município, a que se segue um desfile de cavalos.

A nível musical o destaque vai para a atuação do grupo Resistência (05 de julho), Festa M80 (05 de julho), El Amir Flamenco (06 de julho) e Orquestra Ligeira do Exército (07 de julho).

A autarquia estima que nos três dias do evento passem por Vila Franca de Xira cerca de 250 mil visitantes, com especial incidência na sexta-feira e no sábado à noite.

O investimento na edição deste ano no Colete Encarnado é de cerca de 208 mil euros e está prevista a distribuição gratuita de 1.650 pães, dois mil litros de vinho, 2,5 quilogramas de sardinhas e 500 litros de caldo verde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório