Meteorologia

  • 17 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Almodóvar recebe Leão de Ouro pela Carreira em Festival de Veneza

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar vai receber o Leão de Ouro pela Carreira no 76.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que vai decorrer de 28 de agosto a 7 de setembro, foi hoje anunciado pela organização.

Almodóvar recebe Leão de Ouro pela Carreira em Festival de Veneza
Notícias ao Minuto

16:35 - 14/06/19 por Lusa

Cultura Pedro Almodóvar

Segundo o comunicado, a decisão foi tomada pela direção da Bienal de Veneza, presidida por Paolo Baratta, após a proposta do diretor do festival, Alberto Barbera.

Pedro Almodóvar, realizador e argumentista espanhol, admite sentir-se "muito animado e honrado pelo Leão de Ouro" e recorda a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Veneza, em 1983, com o filme "Negros Hábitos", lê-se no comunicado.

O cineasta agradece: "Este Leão irá tornar-se no meu animal de estimação, juntamente com os meus dois gatos. Obrigada do fundo do coração por me atribuírem este prémio", pode ler-se no comunicado.

A propósito desta atribuição, Alberto Barbera considera que "Almodóvar não é apenas o maior e mais influente realizador espanhol desde [Luis] Buñuel, mas um cineasta que oferece retratos multifacetados, controversos e provocadores da Espanha pós-franquista."

O diretor acrescenta que "Almodóvar se destaca, acima de tudo, por pintar retratos femininos incrivelmente originais, graças a uma empatia excecional que lhe permite representar o seu poder, riqueza emocional e fraquezas inevitáveis com uma autenticidade rara e comovente".

Pedro Almodóvar, que nasceu em Calzada de Calatrava na região autónoma de Castilha-La Mancha e aos 17 anos foi para Madrid estudar cinema, realizou filmes como "Má Educação", "A Pele Onde eu Vivo", "Julieta", "Volver", entre outros, e algumas das suas produções foram adaptadas para peças de teatro e musicais.

Com "Tudo sobre a Minha Mãe", de 1999, Almodóvar conquistou o seu primeiro Óscar, para Melhor Filme Estrangeiro, e foi distinguido como Melhor Realizador no Festival de Cinema de Cannes, em França.

Almodóvar voltou a ser premiado nos Óscares com "Fala com Ela", de 2002, pelo argumento original do filme.

O filme "Dor e Glória" saiu este ano e é a última produção de Pedro Almodóvar com os atores António Banderas e Penélope Cruz no elenco principal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório