Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'Estuário' de Lídia Jorge vence XXIV Grande Prémio de Literatura DST

A escritora Lídia Jorge é a vencedora do XXIV Grande Prémio de Literatura atribuído pelo grupo empresarial DST, com a obra "Estuário", foi hoje anunciado.

'Estuário' de Lídia Jorge vence XXIV Grande Prémio de Literatura DST
Notícias ao Minuto

11:33 - 14/06/19 por Lusa

Cultura Literatura

Segundo comunicado da DST, o prémio, no valor de 15 mil euros, será entregue no dia 28 de junho, no Theatro Circo, no âmbito da inauguração da Feira do Livro de Braga.

O júri, composto pelos escritores Vítor Aguiar e Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa, escolheu o romance de Lídia Jorge "pela elevada qualidade da sua escrita, absorvendo e reelaborando fragmentos de um quotidiano mutacional, com fortes sequências efabulatórias e personagens com notória densidade social e psicológica".

"Estuário", publicado em maio do ano passado, "retrata a vulnerabilidade de um homem, de uma família, de uma sociedade e do próprio equilíbrio da Terra, relatados pelo olhar de um jovem sonhador que se interroga sobre a fragilidade da condição humana", lê-se no comunicado.

A XXIV edição do prémio, dedicada à prosa, registou uma centena de publicações de autores portugueses, dos quais foram selecionados cinco finalistas: Joana Bértholo com 'Ecologia', Mário de Carvalho com 'Burgueses Somos Todos Nós ou Ainda Menos', Hélia Correia com 'Um Bailarino na Batalha', Julieta Monginho com 'Um Muro no Meio do Caminho' e a vencedora Lídia Jorge com 'Estuário'.

Lídia Jorge, nascida em Boliqueime, no distrito de Faro, é ainda autora dos romances 'O Cais das Merendas' e 'Notícia da Cidade Silvestre', distinguidos com o Prémio Cidade de Lisboa, e 'O Vento Assobiando nas Gruas' que conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2002.

O Grande Prémio da Literatura é um concurso nacional, promovido pelo grupo DST há quase 25 anos, que distingue, rotativamente, livros de prosa e poesia publicados nos dois anos anteriores.

Nestes últimos anos tem distinguido nomes como Jacinto Lucas Pires, Armando Silva Carvalho, Luísa Costa Gomes, Manuel Alegre e Mário Cláudio. Em 2018, o vencedor foi Daniel Jonas, com o livro de poesia 'Oblívio'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório