Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Novo mural de Banksy é sobre Brexit. E amanhã abre exposição em Lisboa

Esta sexta-feira, dia 14 de junho, é inaugurada a exposição 'Genius or Vandal?', na Cordoaria Nacional, com criações do artista anónimo.

Novo mural de Banksy é sobre Brexit. E amanhã abre exposição em Lisboa
Notícias ao Minuto

14:10 - 13/06/19 por Anabela Sousa Dantas

Cultura Banksy

Foi esta semana revelado mais um mural de Banksy, um dos mais icónicos e misteriosos criadores de ‘street art’ do mundo. 

Desta feita, o tema é a saída do Reino Unido do bloco europeu, com uma instalação titulada como 'Keep Ou', onde se pode ver uma representação de um portal de entrada das autoridades alfandegárias com a indicação "Chegadas da UE". O portal, encerrado, tem o desenho de um rato que tenta partir o cadeado com a letra 'T', roubada à inscrição 'Keep Out'.

A instalação, que foi resgatada do aeroporto de Heathrow, onde estava colocada originalmente, poderá ser visitada na exposição de verão do Royal Academy of Arts, em Londres.

Pode ver o mural abaixo, conforme publicado na conta de Instagram do artista.

Ver esta publicação no Instagram

. Archway salvaged from Heathrow Airport.

Uma publicação partilhada por Banksy (@banksy) a 11 de Jun, 2019 às 8:30 PDT

Recorde-se que a exposição de Banksy 'Genius or Vandal?' estará na Cordoaria Nacional, em Lisboa, já a partir de amanhã, dia 14 de junho, permanecendo disponível até dia 27 de outubro. 

Banksy, sublinhe-se, é um artista de graffiti cuja identidade não é oficialmente conhecida, sendo a teoria mais aceite aquela que diz que se trata de um homem britânico, especificamente um artista de rua de Bristol chamado Robin Gunningham, nascido em 1973.

As obras de arte de Bansky refletem temas variados como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Em outubro, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby's, um ato de desafio do próprio artista para com o interesse em torno das suas criações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório