Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O que é ser criança? Este livro infantil dá uma 'lição' aos adultos

'A criança que queria ser... criança' é um livro infantil com uma mensagem importante para os adultos que se esqueceram do que é ser criança.

O que é ser criança? Este livro infantil dá uma 'lição' aos adultos
Notícias ao Minuto

14:47 - 11/06/19 por Filipa Matias Pereira

Cultura Andreia Espain

'A criança que queria ser... criança' é o mais recente livro de Andreia Espain, com ilustrações de Cristina Sousa e Luís Pinto, da 'Happy Zone Edições'.

O que é ser criança? A questão parece simples, mas será que a resposta é assim tão evidente? É precisamente sobre este tema que a autora pretende levá-lo a refletir. Se tem uma criança em casa, facilmente se irá identificar com a mais recente obra de Andreia Espain.

À medida que folhear o livro, testemunhará uma história simples, mas que o conduzirá rumo a uma reflexão sobre a família, a infância e as características que lhe estão inerentes. Será igualmente 'confrontado' com a realidade do que é ser criança, sobre a necessidade de rir, de chorar, de conquistar, de passar pela derrota, pelo mundo da fantasia e da realidade, e pela necessidade de cair e de levantar.

Quantas vezes já pediu a uma criança que parasse de correr, que parasse de saltar, que parasse de chorar? Recorda Andreia Espain que é isso mesmo que é ser criança. "Que tolos estes adultos, que se esqueceram do bom que é correr sem destino, saltar nas poças da chuva, molhar os pés na relva e aquecer o coração com um abraço apertado, um beijinho repenicado e ser só... uma criança", pode ler-se na obra "A criança que queria ser... criança".

Notícias ao Minuto© Happy Zone

Ilustração: Um mundo de cor

Se a ilustração de um livro é importante, numa obra infantil então essa característica é elevada ao expoente máximo. Ao ouvir a história pelas palavras de um adulto, a criança 'viaja' pelo mundo da cor, da fantasia e da arte que é desenhada pelo traço do ilustrador.

Cristina Sousa e Luís Pinto timbraram em 'A criança que queria ser... criança' um universo de detalhes que prometem cativar miúdos e graúdos. Com um design apelativo que lhe permite 'navegar' sobre o mundo das crianças, recorde o que é ser criança. Este é o desafio da autora e dos ilustradores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório