Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vargas Llosa vai publicar novo romance 'Tiempos Resus' em outubro

O escritor Mario Vargas Llosa vai publicar em outubro deste ano o romance "Tiempos resus", cujo título faz alusão "a uma citação de Santa Teresa de Ávila", anunciou hoje o Nobel peruano na Feira do Livro de Madrid.

Vargas Llosa vai publicar novo romance 'Tiempos Resus' em outubro
Notícias ao Minuto

23:52 - 10/06/19 por Lusa

Cultura Edição

O escritor, cujo percurso também passou pelo jornalismo e pela política, laureado, em 2010, com o Nobel da Literatura, fez este anúncio no Pavilhão da República Dominicana da Feira do Livro de Madrid.

O Nobel peruano reconheceu que a história em que se baseia a novela lhe chegou através de um amigo dominicano, já que a ligação entre Vargas Llosa e aquele país se mantém tão viva como em 1975, quando pisou o solo dominicano pela primeira vez.

"Eu cheguei para fazer um documentário com a radiotelevisão francesa, e foi amor à primeira vista. Senti-me em casa, imediatamente fiz boas relações com muita gente", recordou o autor, que também disse sentir-se surpreendido com "a liberdade com que os dominicanos" falavam sobre a ditadura de Rafael Trujillo.

Do reconhecido fascínio de Vargas Llosa pelo "mais teatral e exibicionista" dos ditadores latino-americanos, surgiram algumas das suas obras mais icónicas, como "A Festa do Chibo" (2000) e "Pantaleão e as visitadoras" (1973).

"Tenho de dizer que me ajudaram muito os amigos dominicanos. Sem eles não teria podido escrever essas novelas. Li muitos livros dominicanos, sobre a história da ditadura", declarou o autor peruano.

Autor de mais de 40 obras, desde romance, teatro e ensaio, Mario Vargas Llosa recebeu vários prémios e condecorações, nomeadamente o Prémio Cervantes (1994), o Prémio Príncipe das Astúrias de Letras da Espanha (1986), e o Prémio da Paz de Autores da Alemanha, concedido na Feira do Livro de Frankfurt (1997).

Tem doutoramentos honoris causa em diversas universidades, entre elas da Universidade Nova de Lisboa, em 2014, e foi condecorado pelo governo francês com a medalha da Legião de Honra, em 1985.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório