Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Filme luso 'Past Perfect' vence Grande Prémio do Festival de Hamburgo

O filme português 'Past Perfect', de Jorge Jácome, que aborda o sentimento da melancolia, venceu o Grande Prémio do Festival de Curtas Metragens de Hamburgo, na Alemanha, anunciou hoje a Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português.

Filme luso  'Past Perfect' vence Grande Prémio do Festival de Hamburgo
Notícias ao Minuto

21:28 - 09/06/19 por Lusa

Cultura Jorge Jácome

A estreia mundial da película aconteceu em fevereiro deste ano no Festival de Berlim, na competição Berlinale Shorts, vencendo agora o prémio principal do Festival de Curtas Metragens de Hamburgo, que decorre na Alemanha até domingo.

"Este prémio assume ainda mais importância no ano em que a nova diretora do festival, Maike Mia Hoehne, que dirigia anteriormente a competição de curtas metragens do Festival de Berlim, trouxe uma nova visão ao festival", segundo um comunicado da Portugal Film.

O júri desta 35.ª edição do festival foi composto por Pela del Álamo, realizador e diretor do festival Curtocircuito, Peter Van Hoof, programador do festival de Roterdão, Ana David, programadora do festival IndieLisboa, Jennifer Reeder, realizadora, e Pawel Wieszczecinski, distribuidor da Kinoscope.

A curta-metragem de 29 minutos do realizador português Jorge Jácome é representada pela Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português.

"Past Perfect" deriva da peça de teatro "Antes", de Pedro Penim, na qual Jorge Jácome tinha trabalhado a componente visual. O realizador reescreveu o texto original, adaptando-o às suas interrogações pessoais e ao contexto cinematográfico.

Apesar de ter feito vários trabalhos durante o tempo em que estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema, Jorge Jácome considera-se realizador a partir de "Plutão", curta-metragem de 2013. Depois dessa fez as curtas "A guest + a host = a Ghost" (2015), "Fieste Forever" (2017) e "Flores" (2017).

Jorge Jácome apresenta, então, "Past Perfect" como "um balanço e um ponto de situação" sobre o que faz e para onde quer seguir no cinema, tendo como base essa perceção da origem da melancolia, disse em entrevista recente à agência Lusa.

"A melancolia, para mim, é uma coisa muito mais individual e pessoal, por isso é tão difícil de explicar. E este 'Past Perpect' está constantemente a dizer que é difícil de explicar, de traduzir, de passar para imagens e para texto o que é este sentimento", contou.

Nascido em Viana do Castelo em 1988, cresceu em Macau, até à transferência administrativa do território para a China em 1999. De regresso a Portugal, estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema, sem ter ideias certas de que queria seguir cinema.

"O que foi entusiasmante foi que na escola aprendi pela primeira vez a ver cinema e a ver filmes aos quais não tinha acesso. Aprendi mesmo tudo do zero. Não era cinéfilo antes de entrar para a escola", recordou, em declarações em fevereiro à Lusa.

Depois rumou a França, para uma pós-graduação na Le Fesnoy, na qual aprendeu a desconstruir os ensinamentos anteriores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório