Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Encontro de Culturas de Serpa passa a Festival Musibéria

O Encontro de Culturas de Serpa, no Alentejo, vai "ganhar" a designação de Festival Musibéria e passar a ter o "mundo ibérico" como "grande marca distintiva" a partir da edição deste ano, que irá decorrer entre sexta-feira e domingo.

Encontro de Culturas de Serpa passa a Festival Musibéria
Notícias ao Minuto

19:40 - 05/06/19 por Lusa

Cultura Alentejo

O evento, promovido pela Câmara de Serpa, no distrito de Beja, começou em 2014 como Encontro de Culturas de Serpa, para promover a cultura como "fator de desenvolvimento e união entre os povos", e divulgar práticas culturais do concelho e de outras regiões portuguesas e de países, como Espanha, Brasil, Angola e Cabo Verde, com os quais o município tem laços de cooperação.

Segundo a Câmara de Serpa, num comunicado enviado à agência Lusa, "2019 é um ano de viragem" e, após 15 edições, "o evento adquire o nome de Festival Musibéria - Encontro de Culturas" e passa a ter "o mundo ibérico e a sua influência" como "grande marca distintiva".

O "grande objetivo" do Festival Musibéria - Encontro de Culturas é "retornar" ao "conceito de festa cultural, com enfoque na diversidade cultural ibérica, promovendo a inclusão das comunidades migrantes", explica o município.

A "dinamização" do centro histórico de Serpa tem "norteado a realização" do evento e os espetáculos e iniciativas da edição deste ano vão decorrer em sete "locais emblemáticos" da cidade de Serpa.

Além do palco principal, na Praça da República, e de outro no Espaço da Nora, onde decorreram edições anteriores, os espetáculos e iniciativas da edição deste ano do festival vão decorrer nas Escadas de Santa Maria, no Castelo, no Musibéria, no Jardim Municipal e na Casa do Cante de Serpa.

Os destaques da programação do festival vão para os concertos da Orquestra Latinidade, composta por músicos de várias nacionalidades, na sexta-feira, no Musibéria, de Dino d'Santiago, no sábado, e de Pedro Abrunhosa, no domingo, na Praça da República, sempre a partir das 23h00.

Os espetáculos do primeiro dia, sexta-feira, vão decorrer, sempre a partir das 18h00, em espaços do Musibéria e são de artistas que têm uma relação com este centro de investigação, criação e difusão da cultura ibérica criado pela Câmara de Serpa.

Trata-se de artistas que têm uma relação com o Musibéria através do seu programa de residências artísticas, da sua programação anual de espetáculos, do seu estúdio de som e ou de publicações pela sua editora Respirar de Ouvido.

Na sexta-feira, além do concerto da Orquestra Latinidade, o Musibéria vai ser palco de concertos do argentino Santiago Arias, às 18h00, dos portugueses José Valente com Marta Bernardes, às 19h00, de Paulo Ribeiro & Os Camponeses de Pias, às 20h00, e do brasileiro Luiz Gabriel Lopes, às 22h00.

No segundo dia, sábado, o festival vai incluir o espetáculo 'As Minhas MAIS? Marionetas', do grupo Trulé, às 11h00, no jardim municipal, a inauguração da exposição de desenho e pintura 'Terra Sagrada do Pão', de Flávio Costa, às 16h00, na Casa do Cante, e animação circulante a cargo do grupo espanhol Charanga Si o Ké, a partir das 18h00, em ruas do centro histórico da cidade.

Segue-se, também na sexta-feira, os concertos dos espanhóis Óscar Ibáñez & Tribo, às 19h00, nas Escadas de Santa Maria, e do grupo português Companhia de Canto Popular, às 22h00, no castelo.

No domingo, último dia, o festival, além do concerto de Pedro Abrunhosa, vai incluir um 'workshop' sobre construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, às 11h00, no jardim municipal, o Projeto Interculturalidades, para migrantes divulgarem aspetos das suas culturas, às 16h00, no Espaço da Nora, a performance de teatro físico, objetos e formas animadas 'Entremundos', do grupo espanhol PIA, às 18h00, na Praça da República, e os concertos dos brasileiros Jhon Douglas e Jungle Boys, nas Escadas de Santa Maria, às 19h00, e da cantora galega Uxía acompanhada pelo Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, às 22h00, no castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório