Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Quadrienal de Praga é inaugurada hoje com projeto português

A Quadrienal de Praga -- PQ19, certame internacional dedicado à cenografia e arquitetura teatral, tem hoje inauguração oficial na capital da República Checa, onde Portugal estará representado com o projeto 'Windows', de José Capela.

Quadrienal de Praga é inaugurada hoje com projeto português
Notícias ao Minuto

06:57 - 05/06/19 por Lusa

Cultura Arte

O certame tem inauguração prevista para as 20:00 (19:00 em Lisboa), no Palácio Industrial Vystaviste, em Praga, e a representação portuguesa é inaugurada no dia seguinte, quinta-feira, às 18:30 (17:30), no mesmo espaço, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

O projeto 'Windows' está integrado na secção "Countries" da quadrienal, ocupando este ano, pela primeira vez, a área central do principal espaço expositivo, considerado o coração do evento desde que foi fundado, em 1967.

A 14.ª Quadrienal de Praga, que decorre até 16 de junho, será dedicada ao tema 'Imaginação, Transformação, Memória', sob direção-geral de Pavla Petrová.

Ângela Ferreira disse à agência Lusa, na semana passada, que "a presença em eventos internacionais é uma importante estratégia de projeção de Portugal", a propósito desta participação na Quadrienal de Praga.

Esta estratégia "dá visibilidade ao trabalho dos artistas e criadores nacionais e projeta o país enquanto força criativa e cultural", acrescentou, na altura.

Questionada sobre a importância da presença portuguesa no certame, Ângela Ferreira apontou que Quadrienal de Praga "é a mais importante e a mais relevante manifestação internacional da cenografia e arquitetura teatral, símbolo de um exercício de imaginação e de poder transformador do teatro".

Quanto à escolha do curador José Capela, "é também a escolha de um projeto artístico singular e exemplar na transformação da arquitetura em elemento dramatúrgico de pleno direito".

"É um trabalho representativo de uma diversidade de colaborações artísticas a nível nacional e também internacional", acrescentou.

Questionada sobre o investimento da Direção-Geral das Artes nesta representação oficial, disse que ascendeu a 99 mil euros.

Segundo um texto do curador português, 'Windows' é uma instalação constituída por um conjunto de contentores espelhados com uma dupla função: "São um pedaço de paisagem que reflete a paisagem em seu redor, e cada contentor tem uma forma que é deduzida dos mecanismos de visão e/ou representação usados nos cenários que, em miniatura, podem ser vistos no seu interior".

A presença portuguesa na programação da Quadrienal, além da representação oficial, passa ainda pelo espetáculo 'Oneby1', de Nuno Pimenta e Ana Renata Polónia, que questiona o conceito de um metro quadrado por pessoa como espaço limite para assegurar conforto individual e segurança no espaço público.

'Esta Noite, Morfeu!' é outro espetáculo de Portugal incluído no programa, pela companhia de teatro da Sui Generis Associação Cultural, numa encenação coletiva com texto de Tiago Filipe, que explora a plasticidade do corpo e da voz.

Na secção Fragments Gallery Talks, está também prevista a participação da cenógrafa e designer Cristina Reis, com o projeto 'The English Cat', cenografia que criou em 2000 para a ópera de Hans Werner Henze, numa coprodução do Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, com o Rivoli - Teatro Municipal do Porto e o Teatro da Cornucópia, em Lisboa, companhia que dirigiu, com Luís Miguel Cintra, e para a qual concebeu a maior parte dos cenários e figurinos dos espetáculos realizados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório