Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Billy Woodberry, Radu Jude e Ludovic Houplain no Curtas Vila do Conde

Filmes de Billy Woodberry, Radu Jude e Ludovic Houplain, "vozes singulares a trabalharem nas fronteiras entre géneros", integram, em julho, a competição internacional do Festival de Cinema Curtas Vila do Conde.

Billy Woodberry, Radu Jude e Ludovic Houplain no Curtas Vila do Conde
Notícias ao Minuto

18:08 - 04/06/19 por Lusa

Cultura Cinema

"Reescrever acontecimentos, redescobrir os arquivos da memória, reclamar heranças e redesenhar velhas simbologias são estes os desafios propostos pelas 56 curtas que compõem as competições internacional e experimental do 27.º Curtas", revelou hoje a organização.

Entre os filmes selecionados estão 'A story from Africa', do realizador norte-americano Billy Woodberry - que esteve recentemente em Portugal com uma retrospetiva em Lisboa e no Fundão -, 'The Marshal's two executions', do romeno Radu Jude, e 'Le discours d'acceptation glorieux de Nicolas Chauvin', de Benjamin Crotty.

Assinala-se ainda a inclusão do premiado Ludovic Houplain com um novo filme, 'My Generation', de Jane Wilson e Louise Wilson, com a instalação visual 'Suspended Island', e de Brandon Cronenberg, com 'Please Speak Continuously and Describe Your Experiences as They Come to You'.

O filme experimental 'Ambulatório através da poesia de Augusto Dos Anjos e António Nobre', do realizador Pedro Bastos, também foi selecionado.

O 27.º Curtas Vila do Conde decorrerá de 6 a 14 de julho.

Anteriormente, a organização tinha já anunciado, por exemplo, que os realizadores Carlos Conceição e Todd Solondz estarão em foco no festival e que a abertura do Curtas ficará por conta do cine-concerto 'O gabinete do Dr. Caligari', de 1920, com música da violoncelista Marta Navarro e do artista sonoro Tiago Cutileiro.

Haverá ainda atuações do trio Montanhas Azuis, do guitarrista norte-americano Thurston Moore e do coletivo londrino The Heliocentrics.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório