Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Oito centenas de crianças de Lousada tocam juntas em concerto

Oitocentas crianças dos jardins-de-infância de Lousada, o concelho mais jovem do país, serão os músicos de um espetáculo, na terça-feira, que assinala os 20 anos do ensino da música entre os mais novos.

Oito centenas de crianças de Lousada tocam juntas em concerto
Notícias ao Minuto

20:47 - 03/06/19 por Lusa

Cultura Música

"Há várias semanas que o espetáculo 'Rei Leão' está a ser preparado", disse hoje à Lusa fonte autárquica, lembrando que as crianças têm entre três e cinco anos de idade.

Em cima do palco, instalado no parque urbano, estarão, disse, executantes de inúmeros instrumentos musicais que darão suporte a um espetáculo que se deseja "único e memorável".

Estão envolvidos neste projeto "Brincando Musicando", que é coordenado pelo Conservatório do Vale do Sousa, todos os estabelecimentos que ministram o ensino pré-escolar no concelho das redes pública e privada e as associações de pais.

É a primeira vez que se organiza um espetáculo com uma escala tão grande, o que se justifica por ser "uma data muito especial para Lousada", referiu.

Foi há 20 anos que o concelho começou o projeto-piloto, então com "caráter pioneiro", de levar o ensino da música aos jardins-de-infância, no início com o envolvimento de quatro estabelecimentos.

Esse número foi crescendo ao longo das duas décadas e, atualmente, são 25 os estabelecimentos que têm a música como atividade de enriquecimento curricular.

No passado recente já houve espetáculos musicais que assinalavam o final do ano letivo, envolvendo um grande número de crianças do pré-escolar, nomeadamente ao nível dos agrupamentos, mas é a primeira vez que haverá um projeto de escala concelhia, reunindo centenas de pequenos músicos,

O espetáculo "Rei Leão" está agendado para 18:30 e é um dos momentos principais do "Festival Vila" que decorre em Lousada até ao final de junho.

"Os nossos jovens com menos de 30 anos tiveram todos, no mínimo, sete anos de formação musical", assinalou a fonte, enquanto sinalizava que centenas acabaram por prosseguir os estudos na área durante mais alguns anos.

É também por isso, prosseguiu, que a juventude de Lousada tem hoje uma apetência tão grande pelas artes performativas, em especial a música, algo que o município considera "tão importante", por permitir "trabalhar a criatividade das pessoas, com inúmeros reflexos positivos".

A autarquia já desafiou o Instituto Politécnico do Porto (IPP) a preparar um curso na área da música que fosse ministrado no concelho e potenciasse a formação de base da maioria dos jovens de Lousada, que assim poderiam ver naquela arte "uma forma de gerar emprego".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório