Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Festame da Mealhada arranca com entrada livre e cartaz reforçado

A Festame 2019 - Feira do Município da Mealhada, que arranca na sexta-feira e que se prolonga até ao dia 16, vai continuar a ser de entrada livre, "apesar do cartaz reforçado", confirmou hoje a autarquia.

Festame da Mealhada arranca com entrada livre e cartaz reforçado
Notícias ao Minuto

10:36 - 03/06/19 por Lusa

Cultura Festame 2019

"A FESTAME manterá a matriz de gratuitidade e, para a realização desta edição, a autarquia conta com o apoio de marcas locais e nacionais", revelou o município presidido por Rui Marqueiro, destacando um cartaz que junta nos dois palcos do certame atrações nacionais e estrangeiras.

Entre os músicos contratados destacam-se os HMB, Piruka, Jimmy P., Miguel Araújo, Toy, Os Azeitonas, Anjos e José Cid. Passarão ainda pela Mealhada a Dj russa Olga Ryazanova, o Dj/ator/humorista António Machado, Damn Sisters, Dj PSI, Lu Iglésias, Nuno Piolho, Lady Van, João Maçãs, Nuka, Dj Silva, Mister Mix, Ruben Pereira, RHeitor, Dj Braulio, David Silva e o grupo de dança Khaos Crew.

O certame encerrará todas as noites com a atuação de dj locais e para o dia 15 está prevista uma Festa da Espuma. Estão previstas ainda noites temáticas, aproveitando os talentos locais.

As coletividades locais sobem ao palco principal (Palco Rei dos Leitões) no dia 11, estando previstas atuações das filarmónicas do concelho, Pampilhosense e Barcoucense, num espetáculo único, conjunto, que colocará em palco uma centena de músicos acompanhados pelos cantores Sara Silva (The Voice Portugal 2015) e Diogo Rodrigues.

A noite de 12 será dedicada ao folclore, subindo ao palco o Rancho Folclórico São João de Casal Comba, o GEDEPA, Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira, Rancho Regional da Pampilhosa do Botão e o Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro.

Tirando partido da tradição existente no concelho, as quatro escolas que desfilam no carnaval Luso-brasileiro da Bairrada farão o desfile pelo recinto na noite de 11, seguido de atuação em palco.

"A magia e a cor do Batuque, Real Imperatriz, Amigos da Tijuca e Sócios da Mangueira invadirão, assim, a Festame", promete o executivo.

A autarquia promete ainda "mudanças significativas ao nível do 'layout' do certame, nomeadamente no que se refere à zona das tasquinhas, uma das mais concorridas".

Esta área ficará agora situada numa tenda comum, junto à Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL). As oito instituições que exploram as tasquinhas apresentam ali as suas melhores iguarias, sendo esta área animada pelo Palco Bongás, que, nesta edição, fica integrado na própria tenda.

Por este palco passarão coletividades e grupos do concelho, como o Coro infantojuvenil e a Oficina de música da EB2 da Mealhada, o Grupo Coral Magister, Grupo de Cantares da Associação Aposentados da Bairrada, o Grupo de Cavaquinhos da Vimieira, a Escola de Música da Mealhada, a Tuna da Universidade Sénior da Cades e o grupo Dance With Heart by Atlético do Luso.

O setor de artesanato estará este ano num arruamento próprio, a Rua da Juventude. Na área infantil estarão disponíveis diversos insufláveis, karts didáticos, cama elástica, carrossel e motos elétricas.

O certame manterá duas entradas (a principal e a existente junto à estação ferroviária, ficando encerrada ao público a entrada junto à EPVL, que servirá apenas para serviço de logística e de emergência, previne a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório