Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens de sete países ajudam a preparar festival de artes em Lousada

Dois grupos de jovens voluntários internacionais, de sete países, vão estar em Lousada a ajudar nos preparativos do 'Lousada Art's Music Festival', evento de artes criativas que decorre nas próximas semanas.

Jovens de sete países ajudam a preparar festival de artes em Lousada
Notícias ao Minuto

14:30 - 31/05/19 por Lusa

Cultura Festival

Cristina Moreira, vereadora na autarquia local, disse hoje à Lusa que os jovens virão do México, Rússia, Sérvia, Hungria, Alemanha, Finlândia e França e estarão empenhados nas inúmeras atividades do evento, divididos em dois grupos.

Os voluntários ficarão alojados no complexo desportivo e, além de participarem nas atividades de preparação do festival, também conhecerão o concelho e alguns pontos mais turísticos do Norte do país, incluindo uma ida às festividades do São João, no Porto.

A vereadora explicou que, no contexto de projetos europeus, os voluntários trabalharão lado a lado com as pessoas que estão a preparar o festival, incluindo jovens voluntários locais, para além dos serviços logísticos da câmara.

O 'Lousada Art's Music Festival' vai realizar-se ao longo do mês de junho, com atividades gratuitas em todos os fins de semana, e terá o seu epílogo entre os dias 28 e 30, com o conhecido 'Festival Vila'.

Cristina Moreira assinalou que está a ser preparado um conjunto diversificado de momentos artísticos, dirigidos a diferentes públicos, tendo como pano de fundo a importância de promover a criatividade na população, em especial nos mais jovens.

Além disso, também se pretende que a grande animação na vila ajude a dinamizar a economia local.

Uma das novidades deste ano é o 'Vila Jazz', de 20 a 22 de junho, em articulação com a Associação de Cultural de Lousada e a associação juvenil 'LSD Boockings'.

Nos vários dias, haverá 'workshops' de curta duração para músicos ou estudantes de bateria, saxofone, piano e contrabaixo. As noites serão preenchidas com concertos de jazz nos bares da vila. O evento dirigido ao jazz terminará no dia 22, com um concerto da banda Mário Barreto Quarteto.

A segunda novidade deste ano é o 'Prozis Challenge', nos dias 22 e 23 de junho, atividade física que convida os participantes a transpor vários obstáculos insufláveis de grande dimensão colocados na Avenida do Senhor dos Aflitos.

Já neste fim de semana realiza-se o 'Lousada Art's Music Festival', em articulação com o comércio local, que proporcionará dois desfiles de moda, o primeiro no sábado à noite e o segundo, promovido a pensar nas crianças, no domingo à tarde.

Momentos de arte urbana, encontro de tunas académicas, uma noite com animação em simultâneo nos bares de Lousada e diversões infantis são outras atividades agendadas para o mês de junho.

O programa terminará com o 'Festival Vila', de 28 a 30, que tem como destaques musicais David Carreira, Blaya, e Mastiksoul, entre outras propostas para vários públicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório