Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Um videoclipe português em língua gestual. Porque a música também se vê

'Mil Voltas ao Contrário' é o nome do primeiro álbum dos Comitiva Charlie.

Um videoclipe português em língua gestual. Porque a música também se vê
Notícias ao Minuto

11:30 - 31/05/19 por Pedro Filipe Pina

Cultura Comitiva Charlie

A música é sempre mais do que uns simples acordes.

No caso dos Comitiva Charlie, esta ideia ganhou outra dimensão à conta de um videoclipe em que a mensagem da música chega mesmo a quem sofre com dificuldades auditivas.

Em causa está o vídeo concebido para 'O Renascido', single que integra o álbum de estreia 'Mil Voltas ao Contrário' e que contou com a preciosa ajuda do Coro Mãos Que Cantam.

Hugo Pinto, baterista da banda, explica que a ideia ocorreu enquanto via no cantinho do ecrã de televisão uma comunicadora em língua gestual. “São pouquíssimos os programas televisivos que se dão a este trabalho. Normalmente ninguém se lembra dos surdos”. E se em vez de um canto do ecrã tivessem direito ao ecrã inteiro? A ideia era "inverter um bocado as coisas para, de alguma forma, consciencializar as pessoas". A atenção às minorias faz parte do espírito da banda, daí que tenha sido fácil passar à fase seguinte. E assim fizeram.

"Decidimos avançar e depois foi só chegarmos ao contacto com o Coro Mãos que Cantam, dirigido pelo maestro Sérgio Peixoto, onde tivemos a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que abraçaram a ideia". A letra e a música da banda ocupam assim uma parte do vídeo, com a parte visual a ficar reservada à língua gestual.

O vídeo assim nasceu, com dois objetivos principais. "O primeiro é claro: fazer algo especialmente destinado aos surdos. Se fosse surdo, adoraria poder assistir a um videoclipe a pensar em mim, que me permitisse perceber a tónica e letra de uma música", conta-nos Hugo Pinto.

O segundo objetivo é para todos nós enquanto comunidade e "para a importância de não esquecermos a comunidade surda, que em Portugal conta com milhares de pessoas, e se possível, que todos consigamos fazer algo para melhorar a vida deles".

"Quem disse que a música precisa de ser ouvida para ser sentida?', pergunta-se no final do vídeo. Uma resposta possível à pergunta surge aqui, literalmente pelas mãos  do Coro Mãos Que Cantam.

Fique com o videoclipe de 'O Renascido'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório