Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

'Esquecidos em Abril' não deixa esquecer os que morreram no 25 de Abril

Livro é o resultado de uma investigação do jornalista Fábio Monteiro.

'Esquecidos em Abril' não deixa esquecer os que morreram no 25 de Abril
Notícias ao Minuto

17:40 - 29/05/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livros

"Seis nomes sem biografia, encontrados no virar de uma página, são como seis cadáveres desconhecidos. Objetos de curiosidade mórbida e de indignação momentânea, que depressa acabam esquecidos”.

É desta forma que nos é apresentado o livro ‘Esquecidos em Abril – Os Mortos da Revolução Sem Sangue’, uma obra que não deixa esquecer os cinco portugueses – quatro civis e um funcionário da PIDE – que morreram no dia 25 de abril de 1974.

João Guilherme de Rego Arruda, José James Harteley Barneto, Fernando Luís Barreiros dos Reis, Fernando Carvalho Giesteira, António Lage e Manuel Cândido Martins Costa morreram (cinco) no dia da Revolução e um (agente da PSP) no dia seguinte. Todos em Lisboa.

No entanto, são raras as vezes que os seus nomes são lembrados, até porque a Revolução dos Cravos é também conhecida como a Revolução Sem Sangue.

E é este “mito” que “habita em grande parte da consciência coletiva nacional” e que Fábio Monteiro quer desconstruir com ‘Esquecidos em Abril – Os Mortos da Revolução Sem Sangue’.

Notícias ao MinutoObra é editada pela Livros Horizonte e está à venda por 13,90 euros© Livros Horizonte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório