Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Companhia da China apresenta espetáculo 'Sumeru' no Teatro Camões

A companhia chinesa Guangdong Modern Dance vai apresentar o espetáculo 'Sumeru', da coreógrafa Liu Qui, no sábado, às 18:30, no Teatro Camões, em Lisboa, anunciou hoje a Companhia Nacional de Bailado (CNB).

Companhia da China apresenta espetáculo 'Sumeru' no Teatro Camões
Notícias ao Minuto

18:00 - 28/05/19 por Lusa

Cultura Espetáculo

De acordo com a CNB, a coreografia é inspirada na "ideia budista de como num grão de uma semente pode estar contido todo um universo maravilhoso a descobrir", e será apresentada em Lisboa no âmbito da cooperação entre os dois países.

Com coreografia de Liu Qi, 'Sumeru' tem música de Tom Lee Pettersen e Kung Chi Shing, desenho de luz de Low Shee Hoe, figurinos de K@FingPop e interpretação de artistas da Guangdong Modern Dance Company.

Estreado em 2016, este espetáculo já foi apresentado em países como Canadá, Colômbia, Bolívia, Austrália, Israel, Holanda, entre outros, sendo agora a vez de Portugal numa única sessão no Teatro Camões.

A Guangdong Modern Dance Company é a primeira companhia profissional de dança moderna da China continental, fundada em 1992.

De acordo com a CNB, é reconhecida internacionalmente pelos espetáculos que apresenta, tendo sido elogiada pelo The New York Times como "uma das grandes histórias de sucesso da dança internacional".

Liu Qui, coreógrafa residente da Guangdong Modern Dance Company entre 2010 e 2016, é a atual diretora artística desta companhia desde 2017.

Paralelamente, no âmbito do OPART - Organismo de Produção Artística, está prevista a extensão do intercâmbio cultural entre os dois países, com a apresentação da CNB nos dias 11 e 12 de junho, em Pequim.

Nessa altura, a CNB irá apresentar o espetáculo 'Quinze Bailarinos e Tempo Incerto', com direção, cenários e figurinos de João Penalva e coreografia de Rui Lopes Graça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório