Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Louvre põe em causa autenticidade do quadro mais caro do mundo

A obra é alegadamente da autoria de Leonardo da Vinci e foi comprada por 400 milhões de euros.

Louvre põe em causa autenticidade do quadro mais caro do mundo
Notícias ao Minuto

16:45 - 27/05/19 por Fábio Nunes

Cultura Leonardo Da Vinci

Parece que ainda não é desta que o público vai poder ver ‘Salvator Mundi’, o quadro mais caro do mundo e que alegadamente é de Leonardo da Vinci. O Museu do Louvre de Paris tinha anunciado o empréstimo do quadro, que está no Louvre de Abu Dhabi.

No entanto, segundo o Telegraph, o Louvre terá decidido que o quadro que retrata Jesus Cristo será referenciado apenas como uma obra “do estúdio” de Leonardo da Vinci.

Uma decisão que põe em causa a hipótese de pertencer ao mestre italiano e que poderá desvalorizar o quadro, que em 2017 foi comprado pela módica quantia de... 401 milhões de euros.

‘Salvator Mundi’ foi supostamente adquirido pelo príncipe saudita Badr bin Abdullah al Saud, um príncipe menor na hierarquia da realeza da Arábia Saudita, embora muitos acreditem que tenha servido de testa-de-ferro do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

“É muito improvável que seja exibido porque o dono da obra não vai querer emprestá-lo ao Louvre de Paris, para ser exibido como um quadro do ‘estúdio de Leonardo’. O valor da obra iria descer para cerca de 1,3 milhões de euros”, realçou Ben Lewis, autor do livro ‘The Last Leonardo’.

Em setembro do ano passado, o Louvre de Abu Dhabi anunciou planos para exibir ‘Salvator Mundi’, mas cancelou quando faltavam duas semanas para a exibição.

Os donos da obra terão ficado de 'pé atrás' com as dúvidas de alguns especialistas relativamente à autenticidade da pintura. Muitos acreditam que, pelo menos em parte, ‘Salvator Mundi’ terá sido pintado por um dos pupilos de da Vinci.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório