Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Homenagem póstuma a Helena Ramos no Festival de Cinema de Sever do Vouga

O Festival de Cinema Paisagens, que decorre em Sever do Vouga de quinta-feira a domingo, vai homenagear a título póstumo Helena Ramos, que deu voz a vários documentários da RTP.

Homenagem póstuma a Helena Ramos no Festival de Cinema de Sever do Vouga
Notícias ao Minuto

16:55 - 27/05/19 por Lusa

Cultura Cinema

"Esse vai ser um momento alto, na abertura do festival, uma homenagem merecida a alguém que durante muitos anos esteve ligada à televisão e que aqui passou a sua infância e juventude", disse o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, na apresentação do festival, revelando que era já intenção da autarquia homenagear Helena Ramos em vida, dada a sua interação com o município na promoção da cultura.

O autarca considerou que o festival "é cada vez mais uma marca de Sever" e manifestou a aposta na sua internacionalização, sendo que a terceira edição conta já com 54 filmes, oriundos de 28 países.

António Costa Valente, do Cineclube de Avanca e da organização do Paisagens, considerou que a terceira edição do festival demonstra que se trata de um projeto consistente, revelando que pela primeira vez marcam presença trabalhos cinematográficos de países como a Albânia, Austrália, Indonésia, Nigéria e Cazaquistão.

O festival, cujos bilhetes são gratuitos, terá por palco principal o Centro de Artes de Sever do Vouga, mas decorrerão também projeções na Biblioteca Municipal e no Museu de Sever, local onde será exibido no sábado à noite o filme "A Luz vem do Alto", de Henrique Campos, rodado em 1959 em Sever do Vouga.

A seleção de filmes foi feita em quatro géneros: ficção, documentário, animação e experimental, cabendo nesta categoria "outras narrativas e tecnologias, com diversos suportes", segundo António Costa Valente.

Integrado no programa do festival será assinalado na Biblioteca Municipal o Dia Mundial da Criança, com a projeção de 14 filmes de animação infantil e uma exposição de cartazes de cinema para crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório