Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Músicos de Berlim e estudantes de Espinho juntos em palco

O Auditório de Espinho recebe sexta-feira um concerto do Projeto Benjamim, que procura "alargar os horizontes" de 49 estudantes de música com idades até 15 anos ao fazê-los atuar com artistas profissionais da banda alemã Alright Gandhi.

Músicos de Berlim e estudantes de Espinho juntos em palco
Notícias ao Minuto

15:04 - 23/05/19 por Lusa

Cultura Alright Gandhi

O espetáculo resulta do programa educativo dinamizado pelos professores Jonas Pinho e Tiago Oliveira, que em cada ano letivo procuram desenvolver na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) um projeto que permita aos seus alunos do 7.º ao 9.º ano de escolaridade testar as suas capacidades num contexto "mais exigente" e, por isso mesmo, "mais estimulante" também.

"Na Academia de Música de Espinho, que é a casa-mãe da EPME, dão-nos muita liberdade para desenvolver projetos diferentes, mais desafiantes e encorajadores, e, sempre que possível, gostamos de proporcionar aos nossos alunos experiências que lhes proporcionem uma visão transversal do que a música é e pode ser, porque isso lhes permite alargar horizontes musicais e artísticos", explica Jonas Pinho à Lusa.

Para o ano letivo 2018/2019, a escolha recaiu sobre o coletivo de indie-rock Alright Gandhi, que, radicado em Berlim, integra a cantora inglesa Rosa Mercedes, o baterista americano Dominick Gray e o guitarrista italiano Pietro Fornara.

"A sonoridade deles é muito diferente do que estamos habituados a ouvir e achámos que se adequava perfeitamente aos nossos objetivos", revela Jonas Pinho, referindo que, uma vez contactado o grupo, esse se mostrou "muito entusiasmado com o conceito e ficou logo disponível para colaborar".

Selecionadas as faixas do álbum 'Somewhere Else' a apresentar em palco, ficou decidido que metade desses temas seria interpretada apenas pelos Alright Gandhi, "como num concerto normal da banda", e as restantes canções foram sujeitas a arranjos orquestrais para permitirem a participação vocal ou instrumental dos 49 estudantes do Curso Básico da EPME, todos com idades dos 12 aos 15 anos.

Durante os últimos meses, o grupo de Berlim acompanhou os preparativos apenas remotamente e os alunos envolvidos no projeto foram praticando autonomamente as novas partituras, mas hoje e sexta-feira os músicos estrangeiros juntam-se em palco aos estudantes de Espinho para realizarem em conjunto os últimos ensaios gerais.

No ensaio desta manhã, o baterista Dominick Gray revelou à Lusa que esta era uma parceria inédita na carreira dos Alright Gandhi e confessava: "É uma tremenda alegria tocar ao lado deste grupo de jovens músicos extremamente talentosos. Além de termos ficado com excelentes arranjos novos para a nossa música, este projeto é um verdadeiro testemunho da importância da educação artística".

Pedro Gouveia é um dos estudantes do 9.º ano envolvidos no Projeto Benjamim e, embora assumindo as funções de percussionista durante todo o curso, mostrava-se satisfeito ao testar os seus dotes de baixista neste espetáculo específico. "Sendo aspirante a músico, é muito bom poder trabalhar com uma equipa de artistas já profissionais e fantásticos", admitiu.

Rosa Mercedes, a vocalista dos Alright Gandhi, também reconheceu "uma sensação especial" ao ver o primeiro vídeo da orquestra de Espinho a interpretar um dos seus temas: "Já atuámos em Portugal muitas vezes, mas é muito raro que algo nos desperte um sentimento assim. Quando o facto de um professor assistir a um concerto nosso evolui para um espetáculo tão grande, isso faz-nos acreditar que tudo é possível e esse é o meu aspeto favorito em todo este projeto".

Se a cantora está entusiasmada quanto aos efeitos desta parceria, é precisamente porque o ensaio desta manhã lhe recordou a sua própria experiência pessoal: "Mal posso esperar para ver o que estes miúdos vão fazer no futuro. Integrar tão cedo na vida uma colaboração internacional assim é um início maravilhoso e foi uma experiência como esta que fez a diferença para mim quando eu era criança e me encorajou a procurar a vida que levo hoje".

O concerto do Projeto Benjamim com os Alright Gandhi está marcado par as 21:30 de sexta-feira no Auditório de Espinho, que é a sala de espetáculos da Academia de Música e da EPME.

Os bilhetes estão disponíveis a preços entre os quatro e os oito euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório