Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Realizadores portugueses assinam manifesto de apelo ao voto nas europeias

Vinte realizadores e produtores portugueses, entre os quais Leonor Teles, Miguel Gomes e João Salaviza, apelam ao voto nas eleições europeias, num manifesto que junta 500 personalidades do cinema internacional.

Realizadores portugueses assinam manifesto de apelo ao voto nas europeias
Notícias ao Minuto

19:29 - 21/05/19 por Lusa

Cultura Eleições Europeias

"Uma Europa livre e democrática é também uma Europa da liberdade de pensamento e da liberdade de expressão. Temos o dever de a defender contra o extremismo e o retrocesso, que estão de novo a propagar-se como uma doença infeciosa", lê-se no manifesto apresentado hoje no festival de Cinema de Cannes, em França, e divulgado pelo Parlamento Europeu.

Sublinhando que nestas eleições é "o futuro comum que está em jogo", os subscritores pedem aos cidadãos europeus que votem por uma União Europeia que "foi edificada esquecendo as fronteiras, baseando-se na livre circulação, no intercâmbio, na fraternidade, na solidariedade, valores que atualmente se encontram ameaçados em toda a parte".

O documento é assinado por centenas de realizadores e produtores, entre os quais Wim Wenders, Jacques Audiard, Susanne Bier, Pawel Pawlikowski e Stephen Frears, além de duas dezenas de nomes do cinema português, como André Valentim Almeida, Pedro Cabeleira, Carlos Conceição, Luísa Homem, João Miller Guerra e João Pedro Rodrigues.

O manifesto foi lançado em Cannes pela Sociedade Francesa de Realizadores de Cinema, Quinzena dos Realizadores, Academia de Cinema Europeu, Federação de Realizadores Europeus de Cinema e Sociedade de Autores Audiovisuais.

As eleições europeias realizam-se entre os dias 23 e 26 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório