Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vasco Araújo inaugura exposição com performance inédita no MAAT

Uma nova exposição do artista plástico Vasco Araújo vai ser inaugurada no próximo dia 4 de junho, com uma performance inédita, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

Vasco Araújo inaugura exposição com performance inédita no MAAT
Notícias ao Minuto

18:34 - 21/05/19 por Lusa

Cultura MAAT

De acordo com o museu, a performance combina uma travessia pelo Tejo de barco, a partir da Estação Fluvial de Belém, com uma marcha pacífica em que se cantará o 'Coro dos Escravos' da ópera 'Nabucco', de Verdi.

Intitulada 'Momento à Parte', a exposição é inaugurada dia 4 de Junho (dia da performance).

A performance chama-se 'Libertas - Da condição de pessoa livre' e questiona a ideia de liberdade do ser humano, de quem tem a liberdade de falar, e das fronteiras que existem constantemente entre sociedades, classes, grupos e indivíduos.

Inserida na inauguração da exposição 'Momento à Parte', todas as pessoas podem participar, podendo inscrever-se até dia 24 de maio, através do email: libertas.maat@gmail.com.

Vasco Araújo lançou um 'open call' público a todas as pessoas interessadas, que residam ou não em Lisboa e arredores, às quais propõe uma performance onde cada um venha juntar-se ao grupo e cantar o 'Coro dos Escravos' da ópera 'Nabucco', de Verdi, na sua versão original, em italiano.

Este trecho musical constitui até hoje um dos hinos contra a opressão, visto que, a Lombardia, em 1842, província italiana do império austro-húngaro, aspirava à liberdade, recorda um texto sobre a exposição/performance.

O grupo irá desembarcar em Belém e realizar o percurso a pé até ao MAAT, numa marcha de protesto, pacífica, a cantar. Cada participante terá de ir vestido totalmente de branco, com as suas próprias roupas.

[Notícia atualizada às 11h15]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório