Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Celorico da Beira cria museu dedicado ao aviador Sacadura Cabral

O município de Celorico da Beira vai criar um museu dedicado ao aviador Sacadura Cabral, natural daquele concelho, com base num espólio "significativo" que foi oferecido pelo comendador José da Silva Henriques.

Celorico da Beira cria museu dedicado ao aviador Sacadura Cabral
Notícias ao Minuto

12:13 - 20/05/19 por Lusa

Cultura Espólio

O protocolo de cedência do espólio relacionado com o pioneiro da aviação comercial vai ser celebrado na quinta-feira, pelas 15:00, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, entre a autarquia e José da Silva Henriques, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal.

O presidente da Câmara, Carlos Ascensão, disse hoje à agência Lusa que o comendador José da Silva Henriques, residente em Cascais, "teve a amabilidade" de doar ao município o espólio que possui sobre o aviador Sacadura Cabral e o navegador Gago Coutinho, que fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, a 30 de março de 1922.

"Ele [o comendador] teve este gesto que nós [Câmara Municipal de Celorico da Beira] agradecemos muito. O material já está em Celorico da Beira. O objetivo é, com este espólio, para além de outro, criar um espaço museológico", referiu.

Segundo o autarca, o espólio oferecido ao município é "significativo, tem bastantes peças, é material de navegação, fotografias, livros relacionados com a atividade de Sacadura Cabral e de Gago Coutinho e algumas coisas da sua vida pessoal".

O futuro museu dedicado ao pioneiro da aviação comercial deverá ocupar um edifício que o município de Celorico da Beira vai recuperar para esse efeito.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira comemora o Feriado Municipal no dia 23 de maio, data do nascimento de Artur de Sacadura Freire Cabral (1881 - 1924).

Segundo a autarquia, o aviador é um "dos seus filhos mais ilustres", por ter protagonizado, juntamente com Gago Coutinho (1869 - 1959), "um dos mais brilhantes feitos da História da Humanidade, quando a 30 de março de 1922 efetuou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro, a bordo do hidroavião Lusitânia".

As comemorações do Feriado Municipal de Celorico da Beira começam pelas 10:30 de quinta-feira, com o hastear da bandeira, seguindo-se uma romagem à estátua de Sacadura Cabral para deposição de uma coroa de flores e homenagem a individualidades e coletividades do concelho.

O programa contempla ainda a inauguração das obras de requalificação do edifício de apoio ao estacionamento e centro histórico (16:00), uma visita à obra de reconstrução e ampliação da Escola EB1 de Santa Luzia (16:30) e a inauguração das obras de requalificação do Jardim de São Francisco, na freguesia de Casas do Soeiro (17:30).

No plano cultural, destaque para a inauguração de uma exposição sobre "Casamentos de Celorico" (21:00) e para a representação da peça de teatro "O Céu de Sacadura", de Luísa Costa Gomes, pelo Grupo de Teatro Comunitário de Celorico da Beira (21:30).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório