Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Casa da Liberdade Mário Cesariny inaugurada hoje

A Casa da Liberdade, projeto museológico dedicado ao artista plástico e poeta Mário Cesariny (1923-2006), vai ser inaugurada hoje, em Lisboa, com a exposição "A Estrada Começa" e o lançamento de uma antologia sobre o surrealismo.

Casa da Liberdade Mário Cesariny inaugurada hoje
Notícias ao Minuto

06:36 - 02/11/13 por Lusa

Cultura Alfama

De acordo com os responsáveis pelo projeto, Carlos Calvet, Cruzeiro Seixas e Isabel Meyrelles, artistas ligados ao movimento surrealista e a Cesariny, vão estar presentes na abertura, para prestar homenagem ao amigo, artista plástico e poeta, falecido há sete anos.

A partir das 18:00, na Casa da Liberdade, em Alfama, será evocada uma das figuras tutelares do surrealismo em Portugal, na data em que passam sete anos sobre a derradeira exposição de Cesariny, em 2006, na Perve Galeria, com Cruzeiro Seixas e Fernando José Francisco.

A Casa da Liberdade é um projeto da responsabilidade do Coletivo Multimédia Perve, associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1997, em parceria com a Perve Global, empresa proprietária das duas Galerias Perve, em Lisboa.

Instalada num imóvel recuperado, contíguo à Galeria Perve, a Casa da Liberdade foi criada com o objetivo de ser um espaço cultural para colher os espólios dos artistas surrealistas portugueses, apresentar exposições, vídeos e performances.

De acordo com a galeria, no espólio encontram-se obras doadas pelos artistas, outras adquiridas pelos galeristas e documentação que poderá ser consultada pelos investigadores.

"A Estrada Começa" é o título da exposição inaugural, que vai reunir obras inéditas de quatro figuras maiores do movimento surrealista português: Cruzeiro Seixas, Isabel Meyrelles, Carlos Calvet e do próprio Mário Cesariny.

Na inauguração será também lançada uma antologia poética organizada por Isabel Meyrelles, intitulada "Pós-Pessoa - Antologia do Surrealismo em Portugal e suas derivações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório