Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Experimenta Portugal apresenta diálogos da cultura lusófona no Brasil

O Experimenta Portugal, evento realizado anualmente pelo consulado-geral de Portugal em São Paulo, promove neste ano uma programação especial que mistura aspectos típicos da cultura de Portugal e de países africanos de língua portuguesa.

Experimenta Portugal apresenta diálogos da cultura lusófona no Brasil
Notícias ao Minuto

10:09 - 19/05/19 por Lusa

Cultura Língua Portuguesa

Paulo Nascimento, cônsul-geral de Portugal em São Paulo, afirmou, em entrevista à Lusa, que o Experimenta Portugal tornou-se uma marca cultural portuguesa no Brasil, agregando uma série de eventos geralmente realizados entre maio e junho.

"Na promoção da cultura nós quisemos neste ano fazer com que [o Experimenta Portugal] fosse uma celebração da cultura portuguesa não como uma coisa que vem apenas de Portugal, mas como algo que é um património comum entre os países de língua portuguesa, que estabelece pontes e liga Portugal ao Brasil e aos países africanos", afirmou Paulo Nascimento.

Bruno Assami, diretor do Experimenta Portugal, também salientou que na próxima edição do Experimenta Portugal há um olhar especial para o diálogo que a língua portuguesa permite ocorrer nos diversos países em que é falada.

"Incrível notar como, de um lado, esse fluxo de idas e vindas entre esses países [de língua portuguesa] se dá em diversas naturezas, do negócio ao afeto, das artes a educação, e com isso vamos criando um universo de diálogo plural e rico", disse.

"Do outro lado, a riqueza histórica e cultural que cada país destes tem também faz o outro ampliar ainda mais a sua visão de mundo. Portugal ajuda-nos criar essas pontes com os outros países de mesma língua", ponderou.

Organizado desde 2015, o Experimenta Portugal consolidou-se na agenda cultural da cidade de São Paulo, a maior cidade do Brasil, por promover um intercâmbio artístico cultural, mas também por fomentar relações económicas.

"O Experimenta Portugal 2019 insere-se na linha das anteriores edições, alargando-se, porém, ao domínio económico, através de um ciclo de palestras e 'workshops' dedicado ao tema 'Portugal - Inovação e empreendedorismo'", destacou o cônsul-geral de Portugal.

"Contribui desta forma para uma visão mais abrangente da realidade de Portugal, nas suas diferentes vertentes cultural, social e econômica, e explorando as oportunidades de aproximação entre o Brasil, Portugal e os restantes países de expressão lusófona", concluiu Paulo Nascimento.

O intercâmbio económico também é o foco de uma apresentação de vinhos portugueses que será feita num espaço fechado em que o público terá que comprar ingresso para participar e que ocorrerá no Shopping Iguatemi.

A programação cultural do Experimenta Portugal em 2019 divide-se em duas fases.

Em maio ocorreram eventos que celebram o Dia da Língua Portuguesa (comemorado no dia 05) e, em junho, o calendário volta-se para a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Assim, no dia 10 de junho haverá um concerto especial que contará com a presença de Mário Laginha, Tcheka e Hamilton de Holanda.

Também faz parte da programação de junho a apresentação da peça teatral 'A esperança na caixa de chiclete ping pong', de Clarice Niskier, e uma mostra fotográfica do Projeto Água Viva no consulado-geral de Portugal em São Paulo, que também receberá sessões especiais de cinema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório